Ainda não fiz tudo o que gostaria de turismo em São Paulo, afinal as opções são muitas e o tempo é curto. Neste post conto minhas descobertas no primeiro ano morando na capital paulista. Para atrativos atuais, leia o texto O que há de novo na metrópole e Centros Culturais.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Alugue carro para ter mais liberdade
Para começar, adoro a Benedito Calixto, em Pinheiros, é uma feira de antiguidades cheia de curiosidades e coisas que remetem à nostalgia. Ao redor tem vários bazares e lojas bacanas com preços íveis. Tem muita gente diferente e descolada. Acontece somente aos sábados, bom ir pela manhã e início da tarde.
O centro é lindo e perigoso, bom ir aos domingos e andar sempre ligado. Se a ideia for fazer compras baratas, a rua 25 de Março deve ser visitada durante a semana, mas será sempre lotada.
Ao visitar o Mercadão é obrigatório comer pastel ou bolinho de bacalhau e o sanduíche de mortadela, amei os de bacalhau. Os paulistanos redescobriram o Mercado da Lapa, maior, mais barato e mais popular que o tradicional Mercadão do centro. Os produtos à venda são os mesmos e até mais diversificados como os miúdos chamados de exóticos e animais vivos. Visitei na véspera da Páscoa e me diverti com a guerra entre as bancas para oferecer os melhores preços e vender mais bacalhau. Por outro lado, estava lotado demais, fora das datas comemorativas, deve ser mais calmo.
De tudo um pouco no Mercado da Lapa
Voltando ao centro, um monte de história ao entrar na Catedral da Sé, no Pátio do Colégio (onde a cidade começou), no Mosteiro São Bento (com uma padaria maravilhosa), no Teatro Municipal, no edifício Martinelli, no prédio Banespa (atual Farol Santander), no Edifício Itália (esses três estão entre os pontos mais altos da cidade, vale a vista). Outro lugar saindo do centro para ter outra vista da cidade é o restaurante do hotel Unique, elegante e cheio de estrangeiros.
Pátio do Colégio para fazer turismo em São Paulo começando pela história
Falando em chiqueza, a rua Oscar Freire é cheia de gente estilosa e preços altíssimos, é bom caminhar por ali no final de tarde de domingo. As ruas Lorena e Haddock Lobo merecem ser percorridas. Já a Augusta, que fica próxima, é bem diferente e tão legal quanto. É mais alternativa e barata, tem de tudo (comércio, balada, mendigo, escolas…). Os mendigos dos Jardins também são chiques, não cheiram mal e tem mulheres que estão sempre com as unhas feitas.
Ao lado do centro tem o bairro Liberdade, literalmente o Japão no Brasil, até na arquitetura. Mas também se escuta chinês e coreano além do japonês, 95% das pessoas tem olhos puxados. Muitas opções de sushi e yakissoba. Aos finais de semana tem a feira na frente do metrô Liberdade. As lojas com produtos importados e para decoração são ótimas.
O Museu Ipiranga é o mais lindo da cidade, recentemente reformado, conta a história do cotidiano dos brasileiros. Também adoro MASP, FIESP, diferentes unidades dos SESC, Japan House, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural, confiro a programação sempre em busca de exposições interessantes. Tem que ficar de olho na programação cultural da cidade, tem muita coisa boa acontecendo nos museus e centros culturais. Em pinheiros também tem a galeria Choque Cultural.
Feira de carros antigos
Estação da Luz
Feira de Carros Antigos em Frente a Estação da Luz, acontece todo o primeiro domingo do mês, vende peças originais e carros antigos em bom estado. Tem bicicletas, motos e carros. ei a manhã tirando muitas fotos. Bom chegar cedo, perto do meio-dia lota muito. Gosto dos detalhes dos carros antigos, do elemento que cada marca leva na frente. Galgo, puma, avião, brasão, mulher, pássaro, etc. Acho que isso devia continuar de alguma forma nos carros modernos.
A Estação da Luz também pede uma visita, tem arquitetura cheia de detalhes. Em frente tem o parque da Luz onde fica a Pinacoteca, ao lado o Museu da Língua Brasileira. E ali começa a famosa José Paulino, uma perdição para comprar roupas legais e baratas.
Gostei dos parques da Aclimação, Villa Lobos e Ibirapuera, são lotados aos finais de semana. Procuro sempre levar meu chimarrão e as pessoas ficam olhando. Às vezes encontro outros tomando mate e cruzamos nossos olhares como identificação de origem.
Restaurantes: São Paulo é lugar para comer gastronomia internacional como contei no artigo Volta ao mundo em 8 culinárias. Os meus preferidos são: Consulado Mineiro ou Butina (comi uma massa feito com cacau maravilhosa) ficam em Pinheiros.
Rong He Massa Chinesa na rua da Glória, Liberdade. O melhor Yaskisoba que eu já comi é muito barato. Eles fazem a massa na hora num show.
Exquisito na bela vista, comida latino-americana maravilhosa.
Pedaço da Pizza tem dois endereços na Augusta, prove a de shimeji com couve e a de MM’s.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Viver em São Paulo 5p1051
3 Mins Read
Next Post
Litoral Paulista 76c4a
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Por 24 horas: memórias e expectativas da Virada Cultural 2025 64166e
Motivos para visitar Rio Grande 2h5i3x
Como? Onde? Quando? Março traz arte, esporte e gastronomia 3u2d26