Todo mês de maio ela volta! A Virada Cultural Paulista, evento que vira a madrugada e tem acontecido em várias cidades do Estado. São 24 horas de shows (música, dança, teatro e performances). Em 2025, comemora seus 20 anos e promete uma das edições mais grandiosas já realizadas. Deixo o meu relato, o que esperar dessa festa e dicas de segurança.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Alugue carro para ter mais liberdade
Virada Cultural: todas as tribos no centro de SP wz3b
Lembro como se fosse ontem da primeira vez em que participei da Virada Cultural. Era 2010, e eu me vi caminhando pelo centro de São Paulo de madrugada, cercada de luz, arte e música. O friozinho da noite, os prédios históricos bem iluminados, a proteção policial reforçada e aquela sensação rara de segurança. Como se a cidade, por uma noite, fosse “tranquila”. Naquela época, o centro parecia mais receptivo. Hoje, a experiência ainda vale a pena — mas pede outro tipo de atenção.
Como cada palco tocava um estilo de música diferente, seus públicos eram bem definidos. Nos intervalos, foi legal ver essas diferentes tribos se encontrando nas encruzilhadas entre os cenários. Uns curtiam reggae, outros rock ou MPB, e eu, meio nômade cultural, me misturava entre eles. Teve espetáculo com sombras gigantes refletidas nas fachadas e música que mexia com os sentidos — especialmente os sons clássicos, tocados ao ar livre. Lindo!
Buena Vista Social Club em frente à Sala São Paulo
Palco Reggae
Todas as ruas por onde ei estavam cheias de policiais e viaturas, me senti segura. O início da noite foi bem calmo, já na madrugada lotou bastante (falavam em 4 milhões de pessoas). Então, evitei os locais mais lotados e segui aproveitando.
Para quem quer curtir sem se preocupar com transporte tarde da noite, reservar uma hospedagem na região escolhida pode ser uma boa — a Booking.com tem várias opções perto dos palcos.
Desde então, sempre digo que quero voltar. E agora, com a chegada da Virada Cultural 2025, a vontade reacendeu com força.
Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade vai virar de novo — e com ainda mais intensidade. Serão mais de 20 palcos oficiais e 800 apresentações, espalhados por todas as regiões da capital: zonas Sul, Leste, Norte, Oeste e, claro, o Centro, que retoma seu protagonismo com palcos no Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca.
Além dos shows, a Virada se expande para mais de 100 espaços culturais, entre museus, centros culturais, bares, bibliotecas e CEUs com entrada franca. Um verdadeiro mapa cultural onde é possível montar seu próprio roteiro, cruzando da tradição à experimentação.
E o melhor? A proposta não é só o agito dos shows. A edição 2025 quer misturar o lúdico com o contemplativo: pianos na praça, mágicos, cortejos, flash mobs, rodas de conversa e bailes populares. Para quem curte esse encontro entre o espontâneo e o planejado, parece o cenário ideal.
Uma cidade transformada, mesmo que por 24 horas 4b12c
Lembro da Virada que vivi e penso como ela me fez enxergar São Paulo de outro jeito. Pela primeira vez, andei tranquila pelo centro à noite, entre desconhecidos que pareciam cúmplices. Havia algo bonito no ar — talvez fosse o som, talvez a arte, talvez só a rara sensação de que, por algumas horas, a cidade se rendia à beleza do encontro.
Mas os tempos mudaram. Embora a proposta da Virada 2025 seja ocupar o espaço público de forma segura e criativa, sabemos que o cenário atual é diferente daquele de dez anos atrás. Especialmente no centro, é preciso mais atenção e planejamento.
Dicas de segurança 2l5q28
Por isso, escolha com cuidado os palcos e horários onde pretende estar. A programação oficial completa será divulgada em breve no site viradasp.com.br, e vale a pena estudá-la com antecedência. Prefira ir em grupo, manter seus pertences seguros e evitar áreas com pouca movimentação entre os eventos.
Se for participar da edição deste ano, vale investir em uma pochete para esconder celular e documentos. Eu tenho essa da Amazon e uso há anos.
A Virada ainda é um belo convite à arte, mas viver a experiência com leveza começa com decisões conscientes. Com cuidado, a cidade pode, sim, se transformar de novo. Nem que seja por 24 horas.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Alternativa prática e econômica para viajar na Europa e no Brasil 1i6g3g
5 Mins Read
Next Post
Finalmente, um trem moderno para ear por ferrovia brasileira 2g5m4a
4 Mins Read
Related Posts 3g6o
Junho em eventos: saiba Como? Onde? Quando? 1a4248
Eventos em maio. Saiba Como? Onde? Quando? 5h1a43
Como? Onde? Quando? Abril em SP, na Argentina, no México e na Holanda 57385e
2 Comments hqc
Ótimas dicas de lugares para quem curte aventura!!
ai, eu tava junto e foi realmente uma delícia! Energia boa. A foto vai mostrar se a Adri enviar. Até rimou!!!
Robertita, muito bom este blog. Tá lindo e real, tal qual tuas fotos! Parábens!!!