Sabe aquela montanha em formato de mesa dominante na paisagem da Cidade do Cabo? São três quilômetros de comprimento, 1086 metros de altura e 500 milhões de anos de história! Além de todas estas grandiosidades, ela é riquíssima nos detalhes perceptíveis aos olhos mais atentos como um sapo endêmico ou flores minúsculas. E o conjunto rendeu à Table Mountain o título de Novas Maravilhas da Natureza.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Paredão de 500 milhões de anos e a estação do teleférico no alto
Estava bastante ansiosa para fotografar a paisagem no topo, porém, fiquei um tanto frustrada quando nublou exatamente na hora combinada com os amigos para pegar o teleférico. Enquanto subíamos, as nuvens iam escurecendo tudo e já dava pra ver a chuva se aproximando em alto mar.
Tempo ficando feio
Nuvem carregada escurecia o dia
O entusiasmo logo voltou quando senti a energia ao pisar no topo. Peguei uma das trilhas e procurei caminhar rápido para tentar alguns registros antes da chuva me alcançar. Mas sempre prestando atenção ao formato das rochas, movimento das nuvens, reação das pessoas e o que surgisse na minha frente.
Dassie
O primeiro encontro foi com dassie, a espécie mamífera moradora da montanha se deixa fotografar com facilidade esperando receber comida em troca. Então veio do oceano o primeiro cenário surreal, o sol abriu brechas nas nuvens e foi criando desenhos com seus raios. Fiquei hipnotizada pensando como um dia tão feio podia ter se transformado em um momento único presenciado apenas por quem estava vendo tudo aquilo do alto.
Raios de luz em movimento
E os raios foram atingindo pedaços da Table Mountain. Iam se movimentando e trazendo a iluminação necessária para as minhas fotografias. Neste momento percebi as pequenas flores e lembrei dos jardins do Monte Roraima (na fronteira do Brasil com Venezuela), as duas montanhas tem formato de mesa, fauna e flora endêmica e me proporcionaram visuais de tirar o fôlego.
Vista da Table Mountain sem previsão de chuva
Lá de cima é possível ver diferentes ângulos da Cidade do Cabo, assim como a montanha é vista de quase todos os cantos da cidade. Não à toa ela ser tão fotografada por moradores e turistas.
A hora do pôr do sol estava próxima e havia combinado encontrar mais amigos em Camps Bay, onde diziam ser o melhor ponto para ver o espetáculo. Lá em baixo, de frente para o mar e de costas para a Table Mountain.
Ponto para ver o pôr do sol tem parada estratégica para tirar fotos
Uma névoa densa pairava sobre o oceano enquanto a nuvem escura deixava dúvidas se veríamos ou não a bola de fogo mergulhar na água. Mas ela veio linda e desapareceu na escuridão criando o segundo efeito surreal do dia.
Sol mergulhando na névoa escura sobre o mar
Tome Nota Table Mountain 332z6j
Clique feito dentro do teleférico em dia de tempo firme
Pode alcançar o topo de duas formas, fazendo trilha de duas horas subindo e descendo pedras ou pegando o teleférico. Fui na opção mais rápida, mas fiquei com vontade de subir a pé. Os ingressos para o teleférico são vendidos na bilheteria local ou pode comprar antecipadamente no siteTable Mountain. A primeira subida começa 8h30 e a última descida às 19h, mas pode mudar conforme a estação do ano. Verifique antes no site.
Como o clima é bastante instável na Cidade do Cabo, o serviço pode ser interrompido sem aviso prévio, por isso procure ir em dias de tempo firme. Leve um casaco corta vento e prefira subir pela manhã, pois costuma ventar menos.
arelas e trilhas no topo
Tem restaurante e loja de souvenires lá em cima.
Estávamos hospedados no Ashanti Lodge and Travel Centre e como tem uma agência de turismo ali dentro, organizaram os ingressos pra gente. Fica tão perto da Table Mountain que o café da manhã é em frente a ela.
Como chegar: transporte público, ônibus turístico Rota Vermelha (com áudio guia podendo subir e descer quantas vezes quiser durante um dia) e táxis deixam na entrada e am com frequência. Como estávamos bem perto e em quatro pessoas, optamos por táxi.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Para saber tudo o que eu fiz durante esta viagem, veja o vídeo e os links para os artigos no post O que fazer na África do Sul – 33 dias em 5 minutos. 1a4y1o
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Guaíba, berço e leito da Revolução Farroupilha 1a6v45
6 Mins Read
Next Post
Melhores fotos Primavera na África do Sul 45304u
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Parque Nacional Cajas entre páramos e lagoas 4c1j1j
Go Quito Hotel: luxo e sustentabilidade na capital do Equador 3i3o55
Skyglass Canela é parque, mirante e adrenalina nas alturas 1o403v