Laguna Cejar é o nome do eio da Flavia Bia Expediciones, mas também poderia se chamar Licancabur e as lagoas porque visitamos três atrações com lagoas onde o vulcão aparece em cenários diferentes. Todas fazem parte do Salar de Atacama, o terceiro maior do mundo, e cada uma tem a sua particularidade.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
É recomendado para todos os viajantes por não exigir esforço físico nem ar por grandes altitudes, evitando assim o mal estar comum em algumas atividades no Atacama. A altura máxima chega a 2.300 metros e é uma boa fazer nos primeiros dias para ir se adaptando ao clima. Vamos pela ordem das visitas: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche
Licancabur (centro) é o vulcão mais famoso do Atacama
Laguna Cejar e Laguna Piedra 481ij
Laguna Cejar é famosa e dá nome ao lugar, entretanto, não é a única nem a mais interessante das lagoas. Tanto que não havia ninguém quando cheguei perto. Por ser zona de proteção ambiental, existe uma barreira e só pode chegar até o mirante. Vale pelas fotos e pelo silêncio na contemplação.
Laguna Cejar vista do mirante
Sinalização para as lagoas
Já na Laguna Piedra a circulação é livre e pode tomar banho de sal sem afundar! Não é brincadeira, as duas lagoas tem altíssimo nível de sal chegando a ser mais concentrado do que no Mar Morto, em Israel. Assim como acontece lá, o esforço pra mergulhar fundo é insignificante. E aí está a diversão, boiar no meio do salar com esta paisagem espetacular.
Infelizmente eu não entrei na água para relatar a minha impressão. Era pleno inverno, a temperatura da água estava cerca de 15 graus e ainda não estava totalmente recuperada de uma tendinite na perna. O banho gelado poderia acarretar dores e estragar os próximos eios. Se a água fosse morna seria perfeito porque contém sais minerais com propriedades medicinais indicadas para o tratamentos das articulações. Quem sabe em uma próxima oportunidade, de preferência no verão…
Carol não faz esforço para boiar na lagoa salgada
Carol foi a corajosa! Enfrentou o frio, o vento e ainda se prestou de servir como modelo para ilustrar este texto. Ela gritou ao entrar, se divertiu fazendo poses, porém, pediu para sair minutos depois porque não aguentava mais.
Um dos diferenciais do eio com a Flavia Bia é o roupão macio para se esquentar e secar o corpo no caminho até o vestiário. Só lembre de levar o chinelo porque caminhar no sal machuca. Pra entrar na lagoa é preciso seguir algumas regras como não usar cremes ou protetor solar ou mergulhar a cabeça porque causa ardência nos olhos e boca. E este é o motivo de terem acabado de construir um local para tomar uma ducha antes e depois de entrar na água. Deve ser bastante desagradável ficar com todo este sal no corpo se ainda restam mais duas paradas.
Nova informação Esta viagem foi em junho e hoje um leitor entrou em contato, via redes sociais, dizendo que não pode mais tomar banho na Laguna Piedra. Sugiro confirmar a possibilidade na hora de contratar o eio.
Ojos del Salar 3m4h6g
Dois grandes poços no meio do deserto parecem olhos para quem avista do céu. E mesmo rodeadas pelo sal, elas contém água doce. A explicação sobre origem, composição e formato ainda é inexistente. Uma delas é aberta ao banho, mas sem estrutura para se trocar não dá a menor vontade de entrar. Pelo menos no inverno.
Um dos Ojos del Salar com Licancabur lá no fundo
Laguna Tebinquiche 5z46x
O melhor fica para o final com direito à comidinhas, drinks e música ao vivo (só Flavia Bia oferece o músico e os quitutes da Carlinha). Enquanto o motorista preparava a mesa com tacos deliciosos, mousse de chocolate, vinho chileno e pisco sour feito na hora; fui contornar a lagoa em busca dos flamingos. Achei! Pena terem voado ao perceberem a minha presença.
Flamingos e o pôr do sol complementam o visual dos vulcões Licancabur e Láscar
Música ao vivo e delícias no tour da Flavia Bia
E tudo terminou em alegria brindando o pôr do sol. Laguna Cejar foi um eio lindo com pessoas agradáveis e cenários perfeitos. Se ficou animado e for até lá, volte aqui pra me contar como foi e se entrou na água.
Tome Nota 3z3t54
Para mais informações e contratar o eio com Flaviabia Expediciones escreva para elalembrando de mencionar que leu aqui no Territórios para ganhar 10% de desconto em qualquer eio da agência. O tour dura cerca de 4 horas com saídas pela tarde, conforme o horário do pôr do sol, e inclui transporte de e para o hotel.
O que levar: chinelo e roupa de banho se for entrar na água (vá vestido para ganhar tempo). Sapato impermeável (limpe após o eio porque o sal corrói vários materiais) e jaqueta corta vento. Se for inverno, jaqueta grossa, manta, toca e fleece porque o frio vai aumentando com o ar das horas. Veja o artigo com as dicas de como se vestir no Atacama.
Para mostrar como me senti bem neste dia
Conheça os outros tours no Atacama com FlaviaBia Expediciones: 2h6v2p
#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais, inclusive este eio.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Delícias uruguaias: o que beber, comer e preparar no país 2q591h
12 Mins Read
Next Post
Melhores fotos da Austrália (4 viagens) 61474f
4 Mins Read
Related Posts 3g6o
Puerto Natales: mais que base para conhecer a Patagônia Chilena 6i432c