Embora tenhamos viajado menos do que gostaríamos e gastado mais do que prevíamos, o ano trouxe experiências em dobro. Foram duas viagens à Amazônia, duas ilhas em Galápagos, dois estados brasileiros riscados da lista de desejos, duas viagens de carro pelo Uruguai, além de retornar a Quito e à Riviera. Isso no ano em que o site Territórios alcançou a maioridade (18 anos!!!) divulgando experiências incríveis pelo mundo. Para resumir, incluímos o Pará como novo estado e mais 12 localidades em 63 artigos novos e atualizados. Agora, a mascote Tesão por Viajar mostra por onde amos.
Quer saber a história da mascote Tesão?
Selfie com o T de madeira nas dunas da Namíbia
A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e o Making Off, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.
Em março, teve viagem de carro para atualizar o guia do Uruguai. Um PDF completo conduz o leitor pelas principais rodovias do país por meio de percepções e experiências pessoais. A ideia já ajudou um monte de gente porque as vendas continuam boas desde 2016. Adquira o seu aqui. Ainda voltei de ônibus no meio do ano e estou aqui agora para celebrar o novo ano acampada em um dos meus parques preferidos no mundo.
No farol de La PalomaNo farol de Jose Ignácio
Topa voltar comigo em 2025? Mostre o seu interesse se cadastrando pelo botão.
T do extremo norte ao extremo sul do Brasil 1d6951
Não foi exatamente do Oiapoque ao Chuí, mas foi da capital do Amapá, a única por onde a a linha da metade do mundo, até a Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai pelo Oceano Atlântico. As viagens pelo Rio Grande do Sul e São Paulo são geralmente a trabalho, com pausas para relaxar e criar conteúdo ao mesmo tempo. Mais uma vez, ei uma quinzena do mês de abril na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, e algumas vezes pela capital dos gaúchos.
Tomando banho de mar na Riviera de São LourençoExatamente onde o Brasil faz fronteira com o Uruguai na costa
David Grefa, gestor atual do Napo
Voltamos ao Equador 2n1n5z
Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e o Governo de Quito nos deu a alegria de participar do Adventure Elevate Quito, com pré-aventura na Amazônia equatoriana, especificamente no Parque Nacional Yasuní convivendo com a comunidade Kichwa Añangu, a dos hotéis de selva Napo. Momento de aprender, reencontrar amigos do turismo e trocar experiências com empresas, governos e viajantes do mundo todo. Após o evento, aproveitamos para visitar lugares que ainda não conhecia, como as sonhadas ilhas Isabela e Santa Cruz em Galápagos.
Curtindo praia em GalápagosNo topo do vulcão Pichincha com vista para QuitoCom as iguanas na ilha Isabela
Tesão na Amazônia 566g52
Já falei e repito, aumentando a população: não apenas os brasileiros, mas todo o latino-americano deve visitar a Amazônia ao menos uma vez na vida. Esse ano tive a felicidade de voltar duas vezes, conhecendo três regiões completamente diferentes: Napo, no Equador, além das cidades brasileiras Belém e Marajó, no Pará, Macapá e Santana, no Amapá.
Mosquito tem até estátua em sua homenagem em BelémAchei tesão na cerâmica MarjoaraBrincando com os jabutis na AmazôniaTesão na Linha do Equador ando pelo Brasil
Tesão por Viajar no mapa 1d6d2a
Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos dezoito anos.
As novidades foram os destinos e muito aprendizado 675j70
Além dos novos conteúdos úteis e inspiradores, a frase do ano foi ESTUDAR PARA SE ADAPTAR: continuamos priorizando a qualidade, mas foi preciso diminuir o ritmo das viagens para avaliar para onde vamos com todas as mudanças tecnológicas que estão ocorrendo de forma tão rápida e disruptiva. Estamos abraçando a Inteligência Artificial com cautela e vamos te ajudar a navegar por ela também na organização da sua viagem nos próximos anos.
Agora o trabalho continua, novas jornadas e descobertas estão sendo planejadas para 2025, prometendo mais conteúdo inspirador e experiências inesquecíveis.
Acompanhe @territorios para continuar explorando o mundo através de lentes apaixonadas por cultura e aventura.
Feliz 2025! Desde o Parque Nacional Santa Teresa!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Onde ficar no Uruguai 354k2h
14 Mins Read
Next Post
Janeiro em festas e festivais – Onde? Como? Quando? 3o1d3x
8 Mins Read
Related Posts 3g6o
Alternativa prática e econômica para viajar na Europa e no Brasil v5d2g
Road trip pelo Uruguai: o que precisa saber antes de ir 364eb
Tesão na América do Sul: retrospectiva das viagens 2023 6h3z30