Em 2023 é Tesão na América do Sul e só, não saímos do continente, mas circulamos de norte a sul com grandes desafios e descobertas. Como acontece todos os anos, a mascote Tesão mostra a retrospectiva das nossas viagens, através de suas fotos, e eu conto as novidades.
Quer saber a história da mascote Tesão?
Selfie com o T de madeira nas dunas da Namíbia
A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e o Making Off, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.
Para resumir, comemoramos dezessete anos em maio, incluímos o Equador como novo país e mais 30 localidades (o dobro do ano ado) em 59 posts novos e atualizados. Mas isso não foi tudo, vários novos artigos estão sendo preparados e serão publicados em 2024.
A palavra do ano foi SUPERAÇÃO: além dos aprendizados nas várias viagens sozinha (eu e a mascote Tesão), uma cirurgia de emergência na semana seguinte de chegar do Equador quase minou a viagem ao Chile. Decidi usar o convite para minha primeira bike trip como motivação para me recuperar em apenas dois meses e a sensação de chegar a Torres del Paine para concluir o roteiro de 210 km pedalando foi muito poderosa.
Viagem solo para Medellín com tour pela Comuna 13
Uruguai 6l3d3g
Em março teve uma parada rápida em Montevidéu e Colônia do Sacramento a caminho da Argentina. Desta vez de ônibus e aproveitando para atualizar o projeto Uruguai de Carro. Um guia completo conduz o leitor pelas principais rodovias do país por meio de percepções e experiências pessoais. A ideia já ajudou um monte de gente porque as vendas continuam boas desde 2016. Adquira o seu aqui.
Mirante da Intendência de Montevidéu
Voltamos ao norte do Uruguai em maio, agora convidadas para uma famtrip (excursão para guias e agentes de viagem), em ônibus partindo de Porto Alegre. Além de revisitar Rivera, foi oportunidade de conhecer novas localidades com paisagens lindas como Valle del Lunarejo, Minas de Corrales, Tacuarembó e Artigas.
Valle Edén, em Tacuarembó
Topa voltar comigo em 2024? Mostre o seu interesse se cadastrando pelo botão.
Argentina 616l3p
Voltando para março, conhecemos a Patagônia argentina que ainda faltava na lista de desejos da Roberta: Península Valdés, Puerto Madryn e Trelew. Uma região incrível para ver a vida selvagem marinha. E claro, uma ada para revisitar Buenos Aires.
Puerto Piramides
Em Buenos Aires e província de Chubut
Tesão no Brasil 5t635z
As viagens pelo Rio Grande do Sul e São Paulo acabam sendo a trabalho com pausas para relaxar e criar conteúdo ao mesmo tempo. Em abril ei uma quinzena na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, e não tinha quase ninguém durante a semana, foi perfeito e o texto virá em breve.
Gramado (RS) e Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP)
Como sempre em novembro, um pulo na Serra Gaúcha para saber das novidades. Este ano voltamos a Gramado e Canela no início do Natal Luz e Sonho de Natal.
Colômbia 1160y
Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e o Governo de Bogotá e Región Central nos deu a alegria de voltar a participar do Adventure Next, desta vez em Bogotá com pré-aventura nas províncias de Meta e Cundinamarca. Momento de aprender, reencontrar amigos do turismo e trocar experiências com empresas, governos e viajantes do mundo todo. Após o evento, aproveitamos para visitar lugares que ainda não conhecíamos como Medellín e Santa Marta no mês de junho.
Parque Tayrona
Entre os destaques está o rafting no rio Guejar, um cânion belíssimo e preservado por anos por conta da guerrilha.
Nos mirantes de Medellín e Bogotá
Tesão conhece o Equador 3b4v47
Aproveitando estar no país vizinho, em julho pegamos um voo para o Equador em um roteiro de 10 dias pela Cordilheira dos Andes. Especificamente entre Quito, Cotopaxi e Cuenca fazendo diversas aventuras e explorando a rica história.
Talvez a história da superação contada acima tenha influenciado, ou não, afinal o Parque Nacional Torres del Paine continua sendo o local com as belezas naturais mais impressionantes já vistas. O fato é a sensação mais incrível do ano foi pedalar entre as estâncias que rodeiam o parque sentindo a vibração das galopadas dos cavalos e guanacos cruzando o nosso caminho. Foram 10 dias na província Ultima Esperanza partindo de Puerto Natales no mês de outubro, início da temporada de trilhas na Patagônia.
Em área restrita do Parque Nacional Torres del Paine
Sierra Baguales
Letreiros com T de Tesão 1g5k2j
Esse ano foram alguns momentos ando por letreiros de cidades com a letra T, claro que tiramos fotos clichê na Argentina, na Colômbia, no Equador e no Uruguai.
De volta ao Caribe Colombiano
Letras T em Montevidéu, Intiñan e Trelew
Tesão por Viajar no mapa 1d6d2a
Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos onze anos.
As novidades de 2023 1b6856
Continuamos priorizando a qualidade do conteúdo, sempre tentando equilibrar o tempo entre cuidar do site Territórios e alimentar os perfis nas redes sociais. @territorios entrou no Threads e o canal YouTube está bem mais ativo com planos de crescimento. Para direcionar melhor a informação, criamos o Grupo de Avisos e Canal de Transmissão no WhatsApp, e canal de transmissão no Instagram. Os canais de transmissão são mais seguros que grupos, pois o seu dado de contato e os ficam invisíveis até para os es, sua carinha de perfil só aparece quando curte ou participa das enquetes.
Aproveite e conte nos comentários qual rede social mais gosta de nos acompanhar?
As dicas dos viajantes 4nn4a
Após uma longa pausa, Rodrigo Baena voltou a enviar texto para agregar ao conteúdo aqui do site Territórios:
E agora o trabalho continua, temos dezenas de posts para escrever…
Feliz 2024!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Volta ao ado em Colônia do Sacramento 4w1t
8 Mins Read
Next Post
11 feriados, 11 destinos para viajar de carro no Rio Grande do Sul r1y6t
5 Mins Read
Related Posts 3g6o
Tesão na América do Sul: retrospectiva das viagens 2024 5t6o2u
Selfies de Salvador: O Guia Definitivo para Vistas Perfeitas para Fotos 5e3t60