El Salvador está localizado no meio do continente americano e possui oficialmente 177 vulcões, embora alguns estudiosos considerem mais de 700. 26 deles estão em constante atividade que acabaram por dar o título de Farol das Américas ao país. A partir da capital San Salvador, qualquer roteiro vai ar por alguns deles em pouco tempo. Afinal, as distâncias máximas chegam a 200 quilômetros e ali mesmo tem o vulcão San Salvador.
Mas San Salvador também tem seus atrativos gastronômicos, culturais e históricos, além de boa estrutura em receber do mochileiro econômico ao turista mais sofisticado. Eu usei a cidade como base para explorar o país durante quatro noites e um dia inteiro foi dedicado à capital.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
O ponto de partida indicado para conhecer San Salvador é a Plaza la Libertad e os prédios ao redor como a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e a Igreja El Rosario. Arquitetonicamente não é tão histórico assim porque as construções são bem recentes (terremotos acabaram com o antigo), mas o lugar tem 400 anos de história e é possível observar a rotina dos moradores.
Interior da igreja El Rosario
Igreja El Rosario
O prédio mais curioso é a cinza e sem graça Igreja El Rosario. Pela aparência exterior nem dá pra imaginar como a igreja é bonita por dentro. Uma construção modernista dos anos 60 mistura ferro, vidro e cimento para contar as agens da bíblia de um jeito inovador, em uma época conservadora de El Salvador.
Perto do centro fica o Monumento al Divino Salvador del Mundo. O símbolo mais importante da cidade foi construído em 1942 em honra aos seu patrono Jesus Cristo. É visto de longe e fica na praça Salvador do Mundo.
Monumento al Divino Salvador del Mundo
A gastronomia 411i6x
A culinária salvadorenha me surpreendeu com seu feijão de gosto forte, frutos do mar, abacate e plátano. Ingredientes conhecidos que eu adoro são muito bem preparados pelos cozinheiros locais. Sem falar na tradicional pupusa, uma torta compacta feita de milho e muito bem recheada. Os sabores são diversos como queijo, feijão, loroco (flor local e saborosa) e há pupias em cada esquina com preços populares.
Frutos do mar e muito milho
Onde comer: La Hola Beto’s é famoso e movimentado, com um cardápio bem variado que torna difícil a escolha. Em grupo vale pedir um pouco de cada e compartilhar com todos. Frutos do mar e ceviches são a especialidade. O endereço é 85 Ave. Norte Pasaje Dordellhy No. 4407.
Vista no Parque El Boquerón
Atrações turísticas naturais 2f1b3r
O Parque El Boquerón fica dentro da cratera do vulcão San Salvador a uma altura de 1890 metros. O parque oferece diversas trilhas de diferentes níveis para observar aves, fauna e flora. Logo na entrada está o Centro de Interpretação que conta a história das erupções do vulcão, sendo a última em 1917. Dos mirantes é possível visualizar os vulcões Izalco, Santa Ana, Chinchontepec, o lago Ilopango e ter noção do tamanho da capital.
Na estrada que leva ao Parque El Boquerón, o guia nos apresentou em um pequeno cemitério com uma bela vista. A paisagem é semelhante aos mirantes do parque, mas fica inusitada com as cruzes enfeitadas nas sepulturas.
Hotel em San Salvador: Sal & Luz é o hotel boutique onde ei meus dias com muito estilo na capital. São apenas sete suítes, cada uma com decoração mais linda que a outra. Veja mais opções neste artigo.
Receptivo local: o roteiro em San Salvador foi organizado pela Salvadorean Tours e muito bem guiado por Eduardo. Ele fala em inglês ou espanhol e sabe bastante sobre história e cultura.
Como chegar: San Salvador é a porta de entrada no país devido ao Aeroporto Internacional Llopango, um dos mais importantes da América Central. Ainda não tem voos direto do Brasil, mas um voo diário da Avianca faz conexão em Lima partindo de São Paulo. Ao chegar, o melhor é ter contratado um traslado porque o aeroporto fica distante 40 km do centro e não tem transporte público.
E uma dica para quem esta viajando para outros destinos e se interessou por San Salvador é o Stopover. Se o voo faz escala no país, pode aproveitar até 48 horas sem pagar taxas de entrada ou valor a mais pela agem. As operadoras de turismo locais tem pacotes prontos para quem opta por esta opção e Avianca permite stopover.
Trilhas no Parque El Boquerón
O nosso grupo
Esta viagem foi um convite da Câmera de Comércio de El Salvador e Avianca.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem. 2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram