O turismo não se resume a praias, paisagens naturais de nos fazer perder o fôlego ou atividades de lazer regadas a festivais de música. Visitar um país diferente é, também, descobrir o seu povo, as suas tradições e, para deleite do nosso paladar, a sua gastronomia. Juntar tudo isto no mesmo espaço não é fácil, mas há um local que consegue reuni-los exemplarmente: os mercados locais.
Se há país onde os mercados locais são uma espécie de reunião protegida e amada por todos, esse país é França.
Roteiro pelos melhores mercados locais da França 6p715t
Se os eios na França são sinônimo de mergulhar na cultura e tradições gaulesas, tome nota deste roteiro por alguns dos melhores mercados locais do hexágono mais famoso do mundo:
Começamos a nossa viagem na cidade das Luzes, mais concretamente na Bastilha, lugar onde se aninha um dos mercados mais famosos de Paris: o Marché Bastille.
Além, como é típico, de abrigar uma infindável lista de bancas onde as frutas e os legumes frescos partilham espaço com as carnes, os queijos e os produtos sazonais, o Mercado da Bastilha é também casa de um vasto leque de produtos artesanais feitos em couro (carteiras, bolsas, etc.) e antiguidades.
Como se situa perto de locais de interesse, como a Praça da Bastilha, o Palácio Garnier e a Rue de la Roquette, lugar de diversão noturna, o Mercado da Bastilha configura-se como o ponto de partida ideal para um café da manhã reforçado antes de partir para conhecer o que Paris tem a oferecer.
Mercado Provençal de Saint-Rémy de Provence 3j2g45
Para quem procura resquícios de uma França Romântica marcada por bardos e cantigas de amigo, o Mercado Provença de Saint-Rémy de Provence é o melhor mercado para visitar.
Religiosamente, todas as quartas-feiras, os comerciantes e agricultores da região se reúnem em Saint-Rémy para mostrarem e venderem, a quem a pelo mercado provençal, alguns dos melhores produtos da França mediterrânea, entre os quais se contam as azeitonas, o azeite, o mel, os cítricos e as ervas aromáticas que, juntos, nos abrem o apetite para uma tarde bem ada à volta da mesa.
Além dos produtos culinários ostentarem a fama mundial da gastronomia na França, orgulhosamente, o Mercado Provençal de Saint-Rémy de Provence é também conhecido pelo seu artesanato e medicina tradicional mediterrânea, como cerâmicas, óleos essenciais e sabonetes de lavanda e alecrim.
Mercado de Flores Cours Saleya, Nice 3o4a67
Apesar de as flores serem o charme deste mercado à beira-mar plantado, o Marche aux Fleurs Cours Saleya, que se realiza no coração da bela Nice, oferece ao visitante uma espantosa coleção de flores e alimentos que prometem deixar os seus sentidos em êxtase.
Para não se perder, saiba que na zona oeste do mercado está situado o “país das flores” onde, de uma assentada, pode levar para casa um balde com alguns dos melhores exemplares mediterrâneos, e, no lado este, a alimentação.
Pela localização privilegiada deste mercado, não deixe de aproveitar o eio para desfrutar das esplanadas que pontuam os inúmeros cafés do belíssimo eio de Nice.
Mercado das Trufas de Carpentras 183s6k
É caro, caríssimo até e não é muito fácil de encontrar, exceto se nos dirigirmos a Carpentras.
Falamos das trufas negras, iguaria a que também chamam “ouro negro culinário” e que podemos encontrar, entre o início de novembro e finais de março, no Mercado das Trufas de Carpentras.
Como manda a tradição, entre novembro e março, produtores e “sommeliers” de trufas juntam-se nesta cidade da região istrativa da Provença-Alpes-Costa Azul para negociarem os frutos da colheita da estação a preços que, no mínimo, são proibitivos.
Trufas brancas
Apesar de levar um quilo desta iguaria para casa o obrigar a “vender um rim”, aproveite as banquinhas onde poderá provar pratos típicos onde a trufa negra é produto de destaque.
Se o inverno é tempo de mercado da trufa negra, o verão é a estação para a realização do mercado da trufa branca ou, como é conhecida, da trufa de Saint-Jean.
Marché des Enfants Rouges, Paris 4f1gi
Começamos em Paris e, depois de um tour de por alguns dos mais emblemáticos mercados locais do país, é momento de voltarmos ao início para conhecermos o Marché des Enfants Rouges, o mercado coberto mais antigo da capital sa que deve o seu nome a um orfanato onde as crianças usavam fardas vermelhas.
Além dos inevitáveis produtos locais e restaurantes na qual a gastronomia sa é rainha, o Marché des Enfants Rouges oferece ainda uma ampla variedade de produtos provenientes de outras paragens e restaurantes onde a multiculturalidade é o prato do dia.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo