Carrancas (MG) já foi cenário de novela, embora o enredo a referenciasse como Monte Roraima, na divisa do Brasil com a Venezuela (explico aqui). Para dar o seu merecido crédito, conto agora como foi minha agem por lá durante a viagem pela Estrada Real.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Foi um eio de um dia partindo de Tiradentes em veículo 4×4. Mas deu vontade de ficar mais tempo porque tem muitas trilhas e quase 50 cachoeiras pra conhecer. Por isso, e pela boa infra estrutura para receber o turista, a procura por quem gosta de ecoturismo vem crescendo cada vez mais.
Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco
Pegamos estrada de terra, atravessamos um lago e chegamos na Capela do Saco, comunidade pequena ao redor de uma capela. Então subimos a Serra Verde e a adrenalina disparou! Alguns trechos não eram estradas de areia, eram de pedra e escorregavam! Por vezes duvidei que o carro fosse conseguir e outras achei que iria capotar ladeira a baixo! Mas nada de ruim aconteceu porque o motorista sabia o que estava fazendo e eu adorei a aventura. Contudo, nem todos se sentiram confortável, então avalie a possibilidade de evitar este caminho ou prepare-se.
Subi no carro para ver do alto (foto Mauricio Oliveira)
No início da tarde paramos para almoçar no restaurante Mirante Serra Verde, localizado no topo de uma montanha tem uma vista maravilhosa e comida latina. Neste dia foi mineira e suficiente para garantir a energia para aguentar as caminhadas que viriam a seguir.
Vista para Serra Verde
Trilha em Carrancas 3qv55
O local escolhido para nossa trilha foi o Complexo Cachoeira da Fumaça, formado por poços naturais, quatro cachoeiras e rochas que, conforme dizem, inspiraram o nome da cidade. Ali era um garimpo e as escavações deixaram as formações rochosas com formato de caras feias – Carrancas – quando vistas de longe.
As carrancas inspiraram o nome da cidade
A trilha é fácil com algum aclive e precisa pisar na água em determinados trechos, havia pouco volume, segundo o guia, o normal é ter muito mais água tornando inevitável molhar os pés para valer.
Fomos até o topo da queda mais alta – Véu de Noiva – com 40 metros de altura. De lá avistamos a mais famosa de frente. Fumaça é a única cachoeira imprópria para banho, devido à facilidade de o e proximidade da estrada. Mas basta caminhar mais um pouco para tomar aquele banho refrescante e curtir um baita visual.
Cachoeira Véu de Noiva quase sem água
Antes de voltar para Tiradentes amos no centro de Carrancas para conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Datada de 1720 tem as torres diferentes porque um raio caiu nelas e nunca conseguiram reconstruir em pedras como era antes.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Tome Nota 3z3t54
Comida mineira no restaurante Mirante Serra Verde
Hospedagem: o restaurante citado também é Pousada Mirante Serra Verde e pareceu um boa opção para explorar a região com mais calma. Fica menos de 5 km do centro de Carrancas.
Como chegar: Carrancas fica praticamente na metade do caminho entre Ouro Preto (a 298 km) e Paraty (a 320 km). Partindo de Tiradentes (a 80 km) tem dois caminhos: asfalto ou terra. Como a escolha era off-road, fomos pelo mais longo. Foi preciso atravessar de balsa e seguir da Capela do Saco até Carrancas pelo Caminho Velho da Estrada Real. A travessia de balsa custa entre R$2 e $15 (conforme o veículo) e funciona das 7h às 18h.
O motor da balsa é um trator
O Complexo da Fumaça fica distante 7 km pela estrada Carrancas – Minduri.
Quem leva: Carrancas Eco Adventure. Dois guias nos acompanharam durante todo o eio respondendo perguntas e mostrando o melhor que havia pelo caminho. Eles oferecem atividades como caminhadas, cachoeirismo, rapel, canionismo, voo duplo, travessias, off-road e ciclo turismo.
Veja mais fotos do eio em Carrancas: 4i2h5
Fotos de Roberta Martins e Maurício Oliveira.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Visitando a família real portuguesa 221fn
4 Mins Read
Next Post
Desbrave Barbados a fundo 70e5l
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Riviera de São Lourenço em abril 2p5v68
Parque Nacional Cajas entre páramos e lagoas 4c1j1j
1 Comment 395847
Nossa… não sabia que a novela estava usando Carrancas como Monte Roraima. Chocada! hehehe E adorei essas fotos!!! Bjooos