Em pleno pampa gaúcho, a Pousada do Sobrado ocupa um casarão de 1820 dentro das terras que já estão na quarta geração da mesma família. E a proprietária estava lá quando me hospedei para confirmar como o atendimento no interior do Rio Grande do Sul é mais caloroso do que se imagina. Beth e Cátia estavam disponíveis para longos papos sobre os mais diversos assuntos e, claro, sobre as histórias da fazenda.
A hospedagem ganhou fama ao sair em revistas como o local de descanso escolhido por artistas durante as regravações do filme O Tempo e o Vento. Galãs como Tiago Lacerda e o diretor Jaime Monjardim adoram dormir por lá.
Parte da casa colonial onde ficam os quartos mais interessantes
Penteadeira em um dos quartos com objetos antigos
Pousada do Sobrado 38425u
O barulho de caminhar no piso de madeira centenário, ouvir as batidas do relógio de corda e se perder em pensamentos observando a vista através das enormes janelas, remetem ao aconchego de se sentir em casa quando se visita os avós ou parentes no interior. Talvez esta seja uma referencia muito pessoal porque a minha família é de Bagé e frequentei muitas fazendas quando criança. Mas foi como me senti e certamente muitos irão compartilhar esta mesma sensação. Para os outros será a novidade de experimentar um ado tão bem preservado.
O interior da casa principal abriga quatro quartos decorados com objetos e móveis da época. Assim como todos os ambientes comuns aos hóspedes. Apenas os banheiros são contemporâneos, os colchões são novos e a sala da família é preenchida por fotos e mobiliário de décadas mais recentes.
Conjunto de móveis antigos combinados
A minha Suíte na Pousada do Sobrado 5n434t
Com vista para o quintal e bastante espaço no quarto, é dividida em três ambientes para até três pessoas em camas e duas no sofá cama da sala. Em duas pessoas, ficamos bastante confortáveis e acabamos dormindo além da hora desejada devido ao silêncio e a escuridão do ambiente. Achei que ainda era madrugada e já avam das oito da manhã. Na sala ainda tem lareira, televisão e frigobar. E o wifi funciona bem por toda a casa.
Móveis antigos conservados no quarto
Na cômoda, combinando com o conjunto: roupeiro, bidê, cabide e cama, encontrei roupão, toalhas, amenidades, lençol térmico e até um tipo de cofre antigo. Era uma gaveta com chave escondida dentro da gaveta maior. Um charme!
A sala com televisão e lareira
Mesa e frigobar dentro da suíte
O Café da Manhã 3g3o2r
Diferentes pães, cucas, chimias, frios, iogurte, frutas da estação e suco natural são servidos na sala de jantar, conforme a quantidade de hóspedes. No primeiro dia éramos duas ocupando apenas uma ponta da mesa e no segundo haviam mais dois casais, motivo da mesa cheia e das horas batendo papo com os viajantes.
Na mesa de jantar onde é servido o café da manhã até a toalha é centenária
Salamandra esquenta a sala de jantar
Eram argentinos que todos os anos viajam de carro ao Brasil e a cada nova ida escolhem parar em um local diferente. Assim como eles, milhares de brasileiros viajam de carro direto ao Uruguai e não percebem a oportunidade de conhecer lugares pitorescos como este no meio do caminho. Bagé fica distante apenas 62 quilômetros da fronteira mais próxima, em Aceguá.
Mesa farta com delícias caseiras
O relógio e a cristaleira complementam o ambiente
A fazenda 3ly5
Nos arredores tem um vasto terreno para fazer trilhas, observar aves e andar a cavalo. Sem precisar se afastar muito, tem o lago com pedalinhos, um caminho entre bambus e um jardim escondido. Neste último com direito a sentar na cadeira petrificada que há séculos emana uma energia especial aos que ali se acomodam.
Vista para o lago
Se destacando no lago, um chafariz de pedra, de 180 anos, é igual a outro construído pelo mesmo arquiteto no interior da França (desculpe não lembrar o nome). Na época, a família encomendou o projeto e como ninguém em Bagé tinha capacidade de construir aquela obra, trouxeram o arquiteto francês para concluir pessoalmente. Só para ter uma ideia do poder das famílias gaúchas no século XVIII.
O chafariz franco brasileiro
E por fim, além do conforto é um privilégio estar no meio da natureza a qualquer hora do dia ou da noite. Ao redor da casa vivem e interagem com os hóspedes pavões, marrecos, pássaros e o chamativo galo chamado Ney Matogrosso.
O galo Ney Matogrosso
O peru falante
O ganso invocado
O pássaro bonitão
Tome Nota: Pousada do Sobrado 5k2c5v
A Pousada do Sobrado acomoda até 30 pessoas em 8 suítes e pode fechar para eventos nos finais de semana. Por isso é bom reservar com antecedência se a data escolhida for entre sexta e domingo.
A propriedade possui cenário perfeito e parece oferecer ótimos serviços para celebrar casamentos, aniversários e reuniões empresariais. São duas áreas reservadas a eventos com piscina, churrasqueira e salão de festas. Uma delas agrega o jardim escondido e banheira de hidromassagem.
Para quem viaja com crianças ou animais de estimação, existe a opção de quatro suítes externas. São rústicas e confortáveis com móveis atuais, cozinha e até um forno de barro no pátio. Por motivo de preservação, crianças não são permitidas na casa principal.
Como chegar: a localização é afastada do centro da cidade, porém próximo ao pórtico de entrada e a poucos metros da rua pavimentada. Fica na Estrada dos Terras s/n, no bairro Getúlio Vargas. Quem vem pelo pórtico, deve entrar na rua do posto de gasolina à esquerda, na segunda rotatória, e seguir até o final. Quando, à direita, surge um caminho de terra que metros depois a por um pequeno túnel (caminho do trem) e logo se vê a casa em estilo colonial.
O poço do quintal no final do verão
Belos cenários mesmo em dia nublado
A cadeira petrificada presenciou séculos de histórias
Se prefere ter todo o conteúdo sobre a Rota Farroupilha para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha.
A hospedagem foi cortesia.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Fotos divertidas em Uyuni Foto da Semana #204 57676b
2 Mins Read
Next Post
Foto da Semana #205 Cordilheira de Sal 2g4k2z
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Ilha de Marajó: descubra experiências únicas em Soure 5qmf
Tive o privilégio de conhecer a pousada. Fiquei à vontade, andei de barquinho, colhi frutas, tirei lindas fotos. As anfitriãs Elizabeth e Cátia são maravilhosas. Na hora de ir embora a gente só pensa. Não quero ir!!!
Desbrave o Brasil! Conheça a Pousada do Sobrado.
Gostaria de informar que possivelmente a fonte artificial da pousada do sobrado foi construída por Auguste Glaziou , arquiteto e engenheiro Francês que era o arquiteto oficial de dom Pedro ll , ele era especialista em fontes e paisagismo, tem uma obra parecida em Petropolis RJ
7 Comments 671553
Tive o privilégio de conhecer a pousada. Fiquei à vontade, andei de barquinho, colhi frutas, tirei lindas fotos. As anfitriãs Elizabeth e Cátia são maravilhosas. Na hora de ir embora a gente só pensa. Não quero ir!!!
Desbrave o Brasil! Conheça a Pousada do Sobrado.
Muito bom Lúcia. Ando louca para voltar por esses lados.
Gostaria de informar que possivelmente a fonte artificial da pousada do sobrado foi construída por Auguste Glaziou , arquiteto e engenheiro Francês que era o arquiteto oficial de dom Pedro ll , ele era especialista em fontes e paisagismo, tem uma obra parecida em Petropolis RJ
Muito bom esse texto.
Conheço a pousada e aprendi mais um pouco com ela.
Mas a mágica do lugar é inexplicável.
Conheça. Você não vai se arrepender.
Que lugar top hein Roberts, lindo demais e com esse frio deve estar demais, muito bom o texto.
Já nos hospedamos lá. Um lugar maravilhoso, pessoas acolhedoras e atenciosas.
Maravilhoso lugar!! Tenho lembranças linda deste lugar!!!