Situado em uma das regiões mais lindas do Sul do Brasil, próximo aos imponentes cânions Itaimbezinho e Fortaleza, no município de Cambará do Sul (RS), o Parador Hotel, do Grupo Casa Hotéis oferece aos seus hóspedes o conceito de glamping – palavra, que vem da união de glamour e camping, e dispõe experiências de acampamento com todo o conforto e charme de um hotel de luxo em meio à natureza, com uma vista privilegiada para os Campos de Cima da Serra.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Parador Hotel w706c
Luciano Nagel
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Recentemente visitamos os casulos do Parador Hotel, que possuem design arrojado, mesclando linhas contemporâneas com detalhes rústicos. No total, são sete casulos cobertos de lonas e madeiras. As habitações são ideais para casais e todas elas possuem deck com hidromassagem e lareira, vista para o campo, smart TV com Netflix, minibar cortesia, ar-condicionado e produtos de banho da L’occitane, além de uma cafeteira Nespresso, para você tomar aquele cafezinho no momento de relax.
Casulos do Parador Hotel
Noite sob as estrelas no Parador Hotel
O projeto desses casulos é do engenheiro Ricardo Peccin, responsável por arejar a arquitetura da região Serrana com propostas em inspiração internacional. Cada casulo recebeu o nome de uma abelha nativa, como, por exemplo, Mandaçaia, Jataí, Guaraipo entre outras. Falando em abelhas [sem ferrão], logo na entrada do Parador Hotel, é possível observar algumas colmeias em meio às flores, onde ocasionalmente, é extraído o saboroso mel para os hóspedes.
O Parador Hotel ainda conta com 19 barracas térmicas inspiradas nos lodges de safáris africanos, além de bangalôs com deck, lareira e banheira de hidromassagem, e o detalhe: todos têm uma vista incrível para o rio Camarinhas. No total, o glamping gaúcho possui 28 acomodações projetadas exclusivamente para você viver uma experiência inédita.
Churrasco na vala é uma das atrações do Parador Hotel
Outra atração do Parador Hotel é o churrasco na vala que ocorre todas às quartas-feiras e sábados das 12h às 15h. O preparo do fogo e das carnes começa cedo, às 05h da manhã em frente ao restaurante Alma, localizado no hotel. São diversos cortes especiais, como o costelão e o cordeiro, além de linguiças e vegetais assados na brasa. Vale a pena experimentar também o buffet de saladas e acompanhamentos. Alguns pratos especiais, preparados no forno a lenha, devem ser solicitados com 24h de antecedência.
A gastronomia do Parador é assinada pelo chef Rodrigo Bellora, conhecido nacionalmente pelo seu conceito de Cozinha de Natureza. Durante a visita do Territórios, Bellora preparou uma deliciosa paçoca de pinhão, um dos pratos típicos dos Campos de Cima de Serra e muito fácil de fácil preparo.
“As pessoas, de uma maneira geral, tem uma relação muito positiva com o pinhão. É raro encontrar alguém que não goste da oleaginosa“,
comentou Bellora.
O chef Rodrigo Bellora com a paçoca de pinhão
Abaixo a receita para você, fiel leitor, provar.
Paçoca de Pinhão 17153j
Ingredientes:
1,5 kg pinhão cozido e moído
250g carne de gado moída
250g carne de porco moído
tempero verde
alho
cebola
sal e pimenta
óleo de soja
Modo de fazer
Refogue o alho e a cebola com a linguiça em uma a de ferro. Adicione a costela desfiada e picada e acrescente o pinhão. Salteie até dourar. Retire do fogo e adicione os temperos. Pronto!
Pinhão
Ainda sobre o pinhão… bov
Outro costume tradicional de quem vive na região Serrana do Rio Grande do Sul é comer a “sapecada de pinhão”, uma herança dos tropeiros — homens que conduziam a tropa, levando o gado de um lugar para o outro. Em outras palavras, é o pinhão preparado no mato, nas grimpas do pinheiro.
“Basta juntar os resíduos de galhos secos da araucária, colocar os pinhões coletados na floresta e então acender uma fogueira. Esse hábito de comer pinhão foi herdado de algumas tribos indígenas daqui da região, como, por exemplo, os caingangues, e também serve de alimento para muitos animais“, explicou Rodrigo Bellora.
Para que o pinhão cozinhe totalmente, deve-se acender o fogo na parte de cima dos galhos (de cima para baixo). A oleaginosa fica tostadinha e deliciosa. Depois é só remover a casca com a ajuda de um martelo ou até mesmo com uma pedra e ter cuidado para não se queimar. Em alguns casos, a casca do pinhão já se abre sozinha durante a tradicional sapecada, daí é só comer. O valor nutricional dessa semente chama a atenção, pois é rica em carboidratos, fibras, magnésio, ferro, fósforo e zinco, além de apresentar quantidades expressivas de proteínas.
No entanto, fica uma dica: tenha o máximo de cuidado na hora de acender a fogueira e de preferência para campos abertos, longe das outras araucárias para evitar um incêndio florestal. Antes de deixar o local, certifique-se de que as brasas já foram todas apagadas.
Tome nota 3x174f
O Parador Hotel fica localizado na Estrada do Faxinal, RS 427, Morro Agudo, Cambará do Sul (RS). Reservas: 54 3295 .7575 / 9.9632.5097
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL, Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha, e seu site Nagel na Estrada.Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | Twitter