Reúno aqui todo o conteúdo já publicado no Territórios sobre o Oriente Médio com curiosidades, mapa, roteiros, dicas e galeria de fotos para inspirar a sua viagem.
A coluna ao final aparece na maioria dos artigos sobre a região e serve para facilitar a sua navegação. Use sempre que achar necessário.
O Oriente Médio ocupa uma área de 7.200.000 km² no continente asiático. Justamente onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro como Memphis, no Egito. Mas Egito é na África! Sim, no entanto, uma parte do nordeste do país pertence à Ásia. Assim como Turquia divide seu território entre a Europa e Ásia. Isto gera confusão mesmo, igual acontece com o Caribe que já foi tema de artigo por aqui.
A região é composta por 18 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Síria e Turquia. Esta localizada e delimitado pelos Mares Negro e Cáspio ao norte; Arábico ao sul; Vermelho e Mediterrâneo a oeste.
O local é o berço de três importantes religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Sendo islã a religião predominante na maioria dos países do Oriente Médio. O que pode gerar um choque cultural para nos brasileiros, ou não. Afinal temos uma influência enorme de árabes e judeus vivendo no Brasil.
28 dias pelo Oriente Médio, África e Europa 6h4o61
A viagem começou com um roteiro especial para descobrir as maravilhas da Jordânia e assim pude ver e praticar atividades de aventura ao ar livre. Teve trilha por uma das Sete Maravilhas do Mundo – Petra e até o topo da montanha mais alta do país – Umaldami (1884 metros de altura); snorkel e mergulho com cilindro no Mar Vermelho; acampamento beduíno no deserto Wadi Rum; e muita diversão no Mar Morto.
A margem do Mar Morto foi o local escolhido para sediar os três dias do Adventure Next Near East 2018. Momento de descobrir e trocar experiências com empresas de turismo e viajantes do mundo todo e, além disso, perceber a quantidade de bons serviços e opções que o Oriente Médio oferece.
Mar Morto na margem da Jordânia com vista para a Palestina
Depois fui para a costa do Egito. O país fica no continente africano, mas a parte nordeste pertence à Ásia e também é considerado Oriente Médio. Na programação teve mergulho no Mar Vermelho (agora na margem oposta, em Dahab), descanso em resort pé na areia na turística Sharm El Sheik e trilha até o topo do espiritual Monte Sinai. Então uma parada para ver as pirâmides em Gizé e o caos no Cairo, a maior cidade do continente africano; e finalmente Grécia para navegar e se aprofundar na história da civilização grega em Atenas. Antes de voltar ao Brasil teve mais um pouco de Jordânia com experiência em ecolodge 100% auto-sustentável, no Ramadã com os locais e mais trilhas incríveis na Reserva da Biosfera Dana e Wadi Mujib.
Mar Vermelho em Dahab, no Egito
Esse roteiro teve o apoio de Easy Sim 4You, Next Seguro Viagem, Hórus Viagens, Jordan Tourism e Adventure Travel Trade Association – ATTA.
Gamal, o guia beduíno no Monte SinaiAstral de Sharm El Sheik no fim de tardeSharm El SheikEspreguiçadeiras na praiaVista de Dahab de dentro do Blue HoleMonte Sinai é Terra Santa. Fica no Egito e no Oriente MédioCastanhasMesquita vista do barcoSeven Pillars of WisdomAcampamento beduíno selvagemVista do topo de Umm ad Dami, na fronteira com Arábia SauditaTrilha na Reserva da Biosfera DanaComida árabeMergulhar no Mar Vermelho está entre as melhores experiênciasEnfrentando a correnteza em Wadi MujibDentro de Wadi MujibMar Morto mistura tons de verde, bege e branco sempre com poeira pairando no arBebês recém nascidosBanquete de comidas típicasMar MortoSol definido por causa da poeiraWadi El GhuweirAs surpresas dentro do cânionChá feito por beduínos é o melhor
Vamos enviar mensagens semanais para o seu e-mail. Verifique a caixa de spam e salve o nosso endereço para não perder nenhuma dica.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Mais de 55 trilhas no Brasil 574k2y
5 Mins Read
Next Post
Viajar ou não, eis a questão (eu viajei!) 4g1v1a
8 Mins Read
Related Posts 3g6o
Napo e as experiências incríveis na Amazônia 5k2uk
Galápagos e as dicas para montar a viagem 71494c
Vulcão Cotopaxi e a experiência de se hospedar em frente k371s