Era um feriado de três dias e eu com vontade de conhecer mais destinos no Brasil… Vitória parecia uma bela uma opção e estava entre as promoções de agens aéreas. Tem história, paisagem, cultura, praias e boa gastronomia. Tudo perfeito, exceto por ser feriado!
Restaurantes, lojas e museus fechados, ou seja, a maior parte do que havia pesquisado não estava funcionando. As praias estavam vazias e a resposta (em tom óbvio) mais comum entre os moradores era:
– É feriado! Todos foram para Guarapari!
E como eu iria saber se esta informação se não estava nos blogs de viagem vasculhados? Pelo menos as dicas para se hospedar em Vila Velha e os eios por lá foram melhor aproveitadas e conto aqui. Apenas antes de continuar, preciso informar que esta viagem foi no final de 2012 e este texto ficou guardado por mais tempo do que deveria. Mas dei uma revisada nas informações e ainda é válido para quem pretende conhecer a ilha capital do Espírito Santo.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Alugue carro para ter mais liberdade
Voltando ao texto, para saber o que fazer em Vitória no feriado tive que contar com a sorte. Costuma não falhar nesses momentos. E assim, taxistas, postagens nas redes sociais e amigos locais deram boas sugestões culturais, gastronômicas e onde registrar a melhor vista da cidade.
Esta última rendeu as melhores fotos da viagem no Parque da Fonte Grande. Uma imensa área verde no mapa de Vitória para observar a mais de 300 metros de altura e sentir o clima da mata atlântica. Logo na chegada, avistamos saguis de cara branca, depois fizemos pequenas trilhas e paramos em dois mirantes. Dava pra ver a Baía, as pontes, o manguezal, as montanhas, o centro histórico e o mar em um dia iluminado.
Vista do Parque da Fonte Grande
Outra parte boa da viagem, ou melhor, deliciosa! Foi provar caranguejo, torta, pirão, moqueca… e ainda descobrir o segredo cultural por trás das receitas famosas visitando as eiras das Goiabeiras. Inclusive, estas experiências já foram relatadas por aqui nos textos Culinária Capixaba e Patrimônio Cultural Brasileiro. Ambas com vídeo.
Moqueca capixaba
E por fim, as últimas horas foram em um eio de catamarã pela Baía de Vitória avistando pontos turísticos de Vila Velha e Vitória. A Rota Ilhas de Vitória leva três horas ando pelas ilhas do Boi e do Frade, algumas pontes deste lado da ilha, Forte São João, centro da capital, Pedra do Penedo, Convento da Penha, Forte Piratininga e parada no Museu Ferroviário no meio do caminho. O dia colaborou e foi uma oportunidade de ver a cidade por outro ângulo complementar ao visto no Parque da Fonte Grande. Mas a música chata da moda e o barco lotado tiraram um pouco do brilho do eio.
Convento da Penha visto do eio de catamarã
Enfim, a vontade de explorar Vitória continua. Pretendo voltar sem ser feriado ou ar por ali quando for conhecer a serra capixaba.
Tome Nota 3z3t54
Como chegar ao Parque da Fonte Grande: a pé por Fradinhos ou de carro pelo bairro da Fonte Grande. O taxista nos levou pelo bairro e marcou hora alertando ser um lugar perigoso de voltar a pé e difícil conseguir táxi. Na dúvida, aceitamos.
O eio de barco foi com a empresa Cores do Mar partindo do Píer de Iemanjá na praia de Camburi.
A hospedagem foi na vizinha Vila Velha com vista para o mar, no Quality Suites.
Sagui de cara branca no Parque da Fonte Grande
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Melhores fotos de Barbados 5q4q72
4 Mins Read
Next Post
Foto da Semana #180 Free Fall no Soweto 3p2a3
3 Mins Read
Related Posts 3g6o
Junho em eventos: saiba Como? Onde? Quando? 1a4248
Competições e turismo de aventura em Foz do Iguaçu 203h61