Pode acontecer de chover no destino, mas isso jamais deve ser empecilho para aproveitar o lugar, principalmente quando o tempo é curto. Esteja preparado para essa possibilidade levando equipamentos adequados além de otimismo. O lado bom da chuva é o nosso olhar enxergar detalhes próximos que no todo da paisagem ariam desapercebidos. No meu único dia em Lucerna, peguei o guarda-chuva, vesti roupas impermeáveis e saí para aproveitar a rua.
O texto continua após os serviços recomendados no destino.
Situada as margens do rio Reuss e do lago de mesmo nome, Lucerna é pequena, rodeada por montanhas e dona de um centro histórico repleto de casas medievais com fachadas cobertas por afrescos coloridos, ainda uma ponte de madeira milenar que dizem ser a mais antiga da Europa.
Cheguei a noite na estação de trem, caminhei até o rio Reuss, atravessei a ponte e estava no centro histórico, então foram poucas quadras até a hospedagem. Ao total caminhei 15 minutos sem receio de andar com duas mochilas e nem adiantaria pegar um táxi (Uber não funciona bem na Suíça) porque carros não entram na cidade velha.
Centro histórico ou Cidade Velha 465c30
Com ruas de pedra, corredores estreitos e muita arte medieval por todos os lados, é como estar em uma cidade saída dos livros de reis e rainhas medievais. Os pontos mais bonitos estão nas ruas e praças Sternenplatz, Hirschenplatz e Kramgasse ando por locais como Hotel das Balances, igreja Jesuíta e prefeitura (Rathaus).
Centro histórico de Lucerna
Em dias de névoa ou chuva, vale prestar atenção aos detalhes como vitrines e fachadas ou visitar atrações em ambientes fechados, como museus e restaurantes. Apenas fique atento aos raios, fique longe de árvores e busque abrigo se houver risco deles surgirem.
Kapellbrücke (1333) 5u613r
Kapellbrücke e Torre de Água
É a mais antiga ponte de madeira coberta da Europa, construída no século XIV como parte de uma fortaleza. A torre octogonal de 34 metros é ainda mais primitiva, datada de 1300 e chamada Torre de Água. Caminhar por ali é escutar os rangidos da madeira e o barulho da água, apreciar as flores e uma série de painéis do século XVII contando a história de Lucerna. O eio é gratuito, mas subir na torre somente com no tour privado.
O que fazer em um dia em Lucerna sem chuva 1x2s5h
Se o dia estivesse claro e com sol, além do centro histórico, teria feito eio de barco e subido o Monte Pilatus de teleférico para a melhor vista de Lucerna. Como, estava feio, peguei o trem para Interlaken mais cedo.
Enfim, esses eios ficarão para uma próxima visita. Você conheceu? Deixe sua opinião nos comentários.
Barabas Luzern era uma prisão e hoje oferece quartos compartilhados ou privativos, seguindo a temática da sua história. Corredores longos, janelas com grades e portas pesadas, mas cada hóspede tem a chave para entrar e sair quando quiser. O terraço com piscina e jardim parecia super animado pelas fotos e a chuva eliminou a ideia de curtir esse espaço.
Dormi no quarto feminino para 6 pessoas com armário e uma mesa. Ao lado da cama, tomadas, luz individual e entrada para USB. O banheiro compartilhado fica no corredor e estava quase sempre vazio e limpo.
Prédio de antiga prisão virou hospedagem temática
Tem restaurante e café da manhã opcional no hotel ao lado com entrada interna. Preferi aproveitar os cafés na rua e encontrei ótimas opções por perto.
Na estação de trem e nas padarias do centro histórico há opções de lanches rápidos com preços medianos. Para uma boa refeição em ambiente agradável escolhi um brunch no Melissa’s Kitchen. Com opções doces e salgadas, o cardápio inclui itens como ovos mexidos, panquecas, frutas frescas, pães artesanais, frios e muito mais.
A localização de Lucerna é central, um ponto de conexão de trens vindos de várias cidades. Portanto, não é difícil incluir no roteiro pela Suíça, dois dias seria o mínimo, porém, em uma manhã deu para ter uma boa ideia e vontade de voltar para ficar mais tempo. Em 15 dias ei três vezes por ali e me hospedei uma noite (o dia da chuva), mas nos outros estava ensolarado e deu tempo de dar uma caminhada perto da estação enquanto esperava o próximo trem. Lucerna é linda e charmosa com sol ou com chuva.
Parei em Lucerna vindo de Zurique (45 minutos), Interlaken (1h50) e Lugano (2h40) usando o Swiss Travel e conto os detalhes do e de trem e dessas rotas no texto exclusivo.
O que levar para Suíça prevendo dia de chuva 4h391
Na mala eu tinha casaco, calças e botas impermeáveis, além do guarda-chuva. No verão, ficar molhada por um banho de chuva é bom e refrescante, mas na meia-estação ou no inverno é complicado para a nossa saúde e bem-estar.
Embora esse lado da Suíça fale alemão, foi muito fácil interagir com os locais em inglês, quando não falavam, sempre havia alguém por perto que entendia e tinha uma resposta amigável.
A melhor época para visitar Lucerna é no final da primavera (maio–junho) ou início do outono (setembro–outubro), quando as temperaturas são amenas e há menos turistas. Visitei em setembro e esse foi o clima.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Inhotim é mais que um museu h5k2
6 Mins Read
Next Post
Onde Seguro Viagem é obrigatório 32u4g
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Alternativa prática e econômica para viajar na Europa e no Brasil v5d2g
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18
Roteiro pelos melhores mercados da França: onde pode experimentar produtos locais? 1a2xe