Fernando de Noronha é o paraíso na lista de desejos de todo brasileiro que curte praia e natureza, mas nem tudo são flores. A distância do continente dificulta a logística no trazer produtos e limita alguns serviços como Internet. Fora o alto custo para um mínimo de conforto quando comparado a outros destinos praianos. Mesmo assim, vale cada centavo! Garante a viajante Vanessa que enviou o relato abaixo, logo após as novidades da ilha.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Fique de olho nas promoções de agem aérea
Pagar a taxa de Preservação Ambiental de R$ 79,20 por dia (2021). Deve ser paga por todos os turistas antes de desembarcarem na ilha. Serviço somente via site SouNoronha.com.
A partir daqui o texto original é de 2010, mas ainda válido
Fernando de Noronha 38314v
Vanessa Brentano
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Não há uma megaestrutura em Fernando de Noronha, pelo contrário é tudo bem rústico, mas quem se importa com conforto em meio ao um paraíso natural de praias exuberantes?! A ilha é relativamente pequena, a estrada que a cruza tem 7 km de extensão. Na maior parte do tempo a vegetação é seca devido as altas temperaturas e baixo índice de chuvas.
Vista aérea
Fenda como o à praia
As praias de Fernando de Noronha 6w2m2w
Para conhecer as praias, optamos por fazer trilhas já inclusas no nosso pacote de viagem. Achei bem proveitoso, deu para curtir e ver tudo com calma, já os eios de jipe são mais cômodos, porém com paradas rápidos.
Trilhas pela ilha
Praia do Sancho
Conhecemos lugares incríveis através das trilhas como a Praia do Sancho, onde o o é difícil porque é preciso descer para a beira da praia ando no meio de uma fenda nas pedras e descendo uma espécie de escada de bombeiros, mas vale a pena, pelo menos para os magrinhos é fácil! É uma das praias mais bonitas que já visitei!
Projeto Tamar
A Praia do Sueste é um lugar cheio tartarugas, inclusive no dia em que visitamos estavam sendo catalogadas pelo projeto TAMAR. É obrigatório alugar um colete salva-vidas para entrar no mar, pois deve-se evitar remexer com os pés ao fundo para não atrapalhar os animais.
Praia do Leão
A Praia do Leão é lindíssima, porém, pelo menos na época do ano e horário da maré que conheci, o mar estava um pouco agitado, mas a água é de um tom azul inacreditável!
Piscina de Atalaia
A Piscina do Atalaia é uma piscina natural, rasa e bem controlada pelo IBAMA, tem horário para visitas dependendo da maré, não é permitido utilizar protetor solar, só pode mergulhar por 30 minutos e também não pode remexer no fundo, é considerada um berçário. Vi de tudo, desde tubarões pequenos, polvos, lulas até peixes de todas as cores e tipos!
Fiz meu primeiro mergulho com cilindro, afinal se estou no lugar considerado um dos melhores para o mergulho, não podia perder essa oportunidade. Desci até 10 metros de profundidade, claro que o tempo todo com o auxílio do instrutor, senti um pouco de pressão nos ouvidos, mas equalizando conforme fui instruída, logo aliviava. A sensação é de contato íntimo com a natureza pelo silêncio e ausência de humanos por perto, indescritível.
O melhor lugar para o mergulho livre é no porto, onde tem um navio encalhado deixando a fauna marinha belíssima.
Durante as trilhas, também visitamos praias boas para o surf como a Cacimba do Padre e Conceição. Teve um final de tarde que curtimos o pôr do sol no Forte do Boldró, foi muito alto astral ver toda galera lá em cima, assistindo ao espetáculo e ainda aproveitamos as tendas para tomar uma cervejinha, pois há um bar bem legal nesse lugar!
Curtindo o pôr do sol
Para se locomover na Ilha optamos por andar de ônibus, na verdade, são micros que am nos pontos com intervalos de 30 minutos. O preço é bem em conta, outra opção seria alugar um buggy, o que achamos um pouco pesado para o nosso orçamento, em torno de 90 reais a diária.
Restaurantes:Ousadia, um buffet a quilo bem em conta. Também o Flamboyant e Tom Marrom que tem um peixe na folha de bananeira delicioso.
Pra fazer eios e trilhas, procure a Agência da Atalaia lá na ilha mesmo, fica na Vila 30. Para as trilhas não esqueça de andar sempre de tênis e levar água e protetor solar.
Leve sempre nos eios os pés de pato e snorkel, são importantes, pois em praticamente todas as praias a atração é o mergulho. Em cada uma delas é possível enxergar peixes e animais marinhos diferentes. É fácil alugar por lá mesmo.
Restaurante Tom Marrom
Fotos de Eduardo Masiero e Vanessa Brentano.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Parabéns pela dicas de Noronha, foste muito fiel a tudo que este paraíso nos proporciona. Já fui para lá e planejo voltar logo para fazer o mergulho de cilindro. Mergulhar em Atalaia me deixou muito inspirada para curtir as belezas do nosso mar mais profundo. Recomendo a todos os casais curtirem Noronha no mínimo uma vez na vida, é sensacional!!! Por isso, depois de 11 anos de namoro, escolhemos este lugar deslumbrante para nosso noivado e início desta nova etapa de nossas vidas!!!
4 Comments 6lv5
Parabéns pela dicas de Noronha, foste muito fiel a tudo que este paraíso nos proporciona. Já fui para lá e planejo voltar logo para fazer o mergulho de cilindro. Mergulhar em Atalaia me deixou muito inspirada para curtir as belezas do nosso mar mais profundo. Recomendo a todos os casais curtirem Noronha no mínimo uma vez na vida, é sensacional!!! Por isso, depois de 11 anos de namoro, escolhemos este lugar deslumbrante para nosso noivado e início desta nova etapa de nossas vidas!!!
ola vanessa que lindo este lugar ,tuas dicas estão ótimas,tudo muito bem explicado.fiquei com vontade de comer o peixe eheh.abçao do alex
Oi Vanessa! Adorei as dicas!
Um beijo, Aline.
oi Vanessa! Que legal a materia. Greetings from Miami!