Lorraine é a região nordeste da França onde fui acolhida por famílias e pude viver um pouco do cotidiano francês durante os festejos de natal. Inclusive, gravei um podcast anos depois para quem prefere ouvir (com detalhes extras). Conheci duas cidades: Epinal e Nancy.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
É uma cidade pequena, quase zona rural, com campos cheios de feno e lagos congelados no inverno. Mas tem um centro histórico com atrativos interessantes como a Place des Vosges, o distrito de Chapitre, a Basílica de Saint-Maurice a Casa Romana. Epinal também é conhecida por seus parques, jardins e uma grande floresta nos arredores.
Uma curiosidade é todas as casas terem o banheiro e o quarto de banho separados. Os locais dizem ser mais higiênico, mas um detalhe não faz sentido porque falta a pia para lavar as mãos na maioria, essa peça só tem no quarto de banho. Mesmo assim, gostei de todas as casas que entrei na França, a decoração é cuidadosamente pensada e eles têm ótimo gosto.
Escargots de Bourgogne
Caí em Epinal porque é cidade natal do Adrien, meu companheiro nessa viagem pela Europa, e fomos convidados para ar o Natal e nos hospedarmos na casa da família dele. Experiência bem interessante para conhecer a cultura e dos ses. Por exemplo, adorei o hábito de comer queijos em todas as refeições. Entre o prato principal e a sobremesa sempre vinha um pote com queijos variados para apreciar com pão ou salada.
A ceia de Natal foi bem típica com foie gras (fígado gordo de ganso) feito pela avó, ostras, escargots de Bourgogne (lesma), chester com frutas secas e salmão defumado. Provei e adorei tudo! A comemoração é diferente, primeiro a ceia, então o amigo secreto é escolhido na hora pela pessoa mais jovem da família e alguns se trocam lembranças. A parte dos presentes aconteceu por volta da 1h da madrugada sem ninguém prestar atenção ao horário. Isso porque meia-noite não importa pra eles, ninguém se abraça nem espera o dia virar, toda a noite é uma celebração. Foi bom, diferente.
Enfim, me trataram super bem e tentaram se comunicar com simpatia que ainda não tinha visto no país. Pena meu francês ser bem básico, porque poucos falavam inglês, pelos menos tive facilidade para entender e tinha um tradutor pessoal para me ajudar.
Aperte o play para ouvir eu contando essa experiência de Natal no episódio do podcast.
Busque Tesão de Ouvir na sua plataforma de áudio preferida e comece a seguir para novos episódios.
Antes da ceia, amos o dia na cidade mais importante da região, Lorraine para comprar os últimos presentes de Natal. É bem maior e mistura arquitetura atual com prédios medievais. Destaque para o palácio Cite des Ducs de Lorraine, a Catedral Gótica, a Place Stanislas e outras construções pomposas. Inclusive, foi em Nancy o maior desenvolvimento da Art Novau (ou Ecole de Nancy Emile Galet e Majorelle). Por toda cidade se encontram detalhes sutis em algumas construções e prédios inteiros nesse estilo. A praça central Place Stanislas tem lindos portões dourados do ano 1700.
Place Stanislas
Place Stanislas
Catedral gótica
Dicas para quem visita Lorraine m3f2l
O restaurante da família onde ei a ceia de Natal é ótimo. La Tarentelle, fica na 11 Rue de la Calandre, Epinal.
Vale muito dar um pulo nas cidades da Alsácia para visitar os mercados de Natal como fiz em Colmar.
Veja resenhas e reserve hotéis no interior da França pelo Booking e alugue carros na RentCars.
Place Stanislas
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios! 1p3p6d
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Territórios é afiliado e ganha comissão por reserva consolidada. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda colabora com o nosso trabalho de curadoria de conteúdo.
Você está em
INICIAL » FRANÇA » Natal em Lorraine: 2 cidades para visitar
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Vale do Loire, a região dos Castelos 4u3g42
3 Mins Read
Next Post
Alpes ses: Chamonix, Chamrousse e Grenoble 1o3u2n
3 Mins Read
Related Posts 3g6o
Alternativa prática e econômica para viajar na Europa e no Brasil v5d2g
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18