Quando veio o roteiro da viagem para El Salvador, o que chamou a minha atenção foi a visita a Joya de Cerén, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Mundo Maia! Ruínas Maias fora do México?!! É, mesmo quem adora geografia e história deixa escapar alguns detalhes como este.
Cerâmica milenar em Joya de Cerén
Visitar os sítios de uma das culturas mais avançadas da antiguidade está nos meus sonhos de viagem há anos, mas a ideia incluía apenas México como destino. Agora se estendeu para mais quatro países da América Central: Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras. Por sinal, ótima ideia de roteiro para uma próxima viagem… por enquanto, vamos ao descoberto em El Salvador.
O Mundo Maia em El Salvador 1q6s35
Para começar, visitar os resquícios da civilização Maia é o que mais atrai turistas para país desde os anos 2000. E Joya de Cerén é o mais significativo de todos por desvendar como era o cotidiano dos habitantes até meados do ano 500. Motivo de ter entrado rapidamente para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Joya de Cerén 52232k
As ruínas Maias de Joya de Cerén são as únicas exibindo a rotina da população. Todas as outras representam como viviam a minoria: reis e sacerdotes. Lá aconteceu igual em Pompéia, na Itália, exceto pela erupção do vulcão ter sido durante o dia, permitindo tempo de fuga aos moradores que deixaram os afazeres pela metade.
Entrada do sítio arqueológico
Então a lava escondeu tudo, os espanhóis vieram em 1525 sem perceber nada e o tempo foi ando até que uma empresa decidiu usar o terreno nos anos 70. Ou seja, a lava conservou os objetos intactos por 1400 anos. Entretanto, vieram os 12 anos de guerra civil e as escavações só foram retomadas nos anos 90. Por isso é um atrativo recente ainda com muito trabalho pela frente.
O sítio arqueológico possui um museu com os artefatos encontrados, como uma bela mostra de cerâmicas e objetos petrificados, e as áreas ainda em escavação. Ao total são 13 estruturas, sendo 10 abertas a visitação. Tem exemplos de cozinha, sauna, quartos, praça e um tipo de hospital.
Ruínas da civilização Maia popular
Plaza La Ceiba 47k1u
Em Salcoatitán, região serrana de El Salvador, ouvi mais histórias interessantes do mundo Maia durante a visita a Plaza La Ceiba. Desta vez lendas espirituais. A gigante árvore ceiba era sagrada para os Maias. A altura trouxe a crença que seus ramos chegavam aos céus, enquanto suas raízes profundas eram meios de comunicação entre o mundo dos vivos e dos mortos. Por isso, representa o céu, o inferno e a nossa vida na terra.
Esta ceiba talvez tenha mais de 300 anos
Apesar de termos conhecido o cacau, café e índigo por outras civilizações, as descobertas comprovam que os Maias já utilizavam estas matérias primas há muito mais tempo. Esta árvore estava perto das escavações
A Rota Arqueológica está espalhada pelo país e engloba diferentes povos do período pré-colombiano como os Maias, os Nahuas e os Lencas. Além dos locais mencionados, os mais importantes são os sítios cerimoniais San Andrés e tazumal, os parques arqueológicos Casa Blanca e Cihuatán e, a mais recente, cidade Santa Ana.
Joya de Cerén situa-se a apenas 36 km da capital San Salvador, na região de La Libertad e uma manhã é suficiente pra ver tudo.
O eio foi organizado pela Salvadorean Tours e o guia Eduardo me ou várias informações que estão no texto. Além desta agência, o governo recomenda as empresas Tours Universales e Ecomayan.
A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Flagstaff, a parada antes do Grand Canyon 64326e
3 Mins Read
Next Post
Ilha do Mel, pedaço preservado da natureza 55o1
6 Mins Read
Related Posts 3g6o
Seria Berna a cidade mais bonita da Suíça? 311yo
Vindima no Uruguai: Bodega los Cerros de San Juan 18z2o
Norte do Uruguai, um roteiro histórico e natural 2c1xy