Quando decidimos visitar alguém que mora em algum destino ainda desconhecido, creio que a tendência é relaxar um pouco mais quanto aos planos de viagem. Afinal, quem nos recebe ainda diz: “Deixa comigo que já tomei conta de tudo!” Assim começou nossa viagem por Mallorca.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Deixei nas mãos dela a programação e uma grande surpresa apareceu, junto com minha ignorância. Não conhecia a Fiesta De Moros Y Cristianos de Sóller, no noroeste da ilha. Uma das celebrações mais genuínas dentre as riquíssimas comemorações festivas de tradição em toda a Espanha. Esta festa é celebrada em alguns lugares do país, utilizando um poder de espetáculo para reviver a história.
Festa na Praia
Um pouco de história 6a4l4v
Na Idade Média, durante a expansão islâmica, as populações que habitavam o noroeste da África juntaram-se aos árabes pela conquista da península Ibérica, desenvolvendo a civilização moura.
Mais tarde, durante o processo de Reconquista no século XIII, os mouros perderam grande parte do seu território.
Em 1942, quando os Reis Católicos conquistaram o Reino de Granada, os expulsaram da península. A maioria dos refugiados permaneceu no resto da África.
Numa tentativa de reconstituição de seus territórios, em 11 de maio de 1561, piratas turcos e argelinos invadiram o porto de Sóller, chegando com seus navios e ateando fogo.
Como acontece a festa de rua x4a61
Conhecida como Es Firó, esta celebração representa o acontecido no 11 de maio e minha primeira impressão foi estar vivendo um carnaval em Mallorca, considerando os carnavais de rua do Brasil.
Como toda boa festa tradicional espanhola, esta também tem base religiosa, mas o que a deixa única é o estilo teatral que representa a história, aumentando o caráter lúdico da celebração. Os participantes da festa (uma outra maneira de chamar foliões), na maioria jovens do pueblo, dividem-se em dois grupos: os Mouros e os Cristãos.
Fogo na prefeitura
As batalhas são revividas com muitas particularidades, reconstituindo as várias lutas que aconteceram durante este dia, dando um sabor ainda mais exclusivo à festividade. Fogos de artifício para simular bombardeios, disparos com espingardas de pólvora que simulam os tiros, fantasias que diferem os inimigos e são correspondestes à época medieval, espadas, armaduras e tudo o que pode compor um grande espetáculo visual.
Os mouros chegam de barco, atuando como se houvesse um grande bombardeio vindo dos barcos chegando pelas águas azul-piscina de Mallorca. Parece um ataque pirata de verdade!
Durante todo o dia, muito vigor é visto nas ruas, desde o porto até a praça da prefeitura, onde tudo termina com a vitória dos cristãos quando a prefeitura pega fogo.
Em toda a voracidade de rua. Bares lotados, “foliões” andando pelas ruas, dança, música, diversão, fogos de artifício e, um detalhe a mais: os mouros estão pintados com uma tinta preta e, como representação de sua invasão, sujam as pessoas que estão limpas ao redor. E sujam suas caras, braços, pernas e onde mais não estiver coberto com roupa. O resultado é que querendo ou não, vais sair um pouco mouro da batalha dentro da celebração.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Mayra Jinkings, em algum lugar entre a turista e a turismóloga, uniu o amor ao desbravamento de cidades ao amor pela escrita. Sente paixão pelo desconhecido e viaja sempre que pode, ainda que seja para a cidade mais próxima. Autora do O seu guia amigo de Barcelona. | Siga no Instagram
Prev Post
O que levar na expedição de 6 dias 3f441g
11 Mins Read
Next Post
Fotos de Vira-lata #5 #64 #92 4i42l
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Alternativa prática e econômica para viajar na Europa e no Brasil v5d2g
Pará x Amapá: sabores únicos da gastronomia amazônica 5d45e
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18