Lewa, no centro do Quênia, é um lugar especial e propício à fortes emoções. Se eu enchia os olhos de lágrimas vendo um filhote de rinoceronte, uma família de elefantes brincando ou só de ver o sol se pôr nas montanhas, imagina a britânica Kate que foi pedida em casamento pelo príncipe William neste visual da vida selvagem!
Elefantes adolescentes brincando
Foi onde fiz o meu primeiro safari e me deparei com as paisagens mais interessantes do país, pelo menos entre os lugares por onde ei. Em Laikipia, a região do parque, a savana se mistura com as montanhas, tons de verde disputam espaço entre as tonalidades de amarelo e algumas espécies de animais, como a zebra e a girafa, são ainda mais bonitas. Aliás, zebra é o que mais se vê em Lewa, depois são guepardos, antílopes e elefantes, daqueles grandões que o nosso guia mostrou de longe porque podem ser agressivos.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Lewa Wildlife Conservancy é menos famoso e parece ter menos variedade de animais que Amboseli ou Masai Mara, mas vem sendo reconhecido como um santuário de proteção e observação de animais em risco de extinção. O trabalho feito por lá vem de longa data (antes de virar centro de conservação) e tem mostrado bons resultados, principalmente, em relação ao rinoceronte negro e a zebra grevy. O parque possui a maior concentração no mundo desses animais e não encontrei rinoceronte em outro lugar no Quênia.
O que fazer em meio a toda essa vida selvagem em Lewa 4i5o64
Já deu para notar que safari é a principal atração em Lewa, mas não única e pode ser feito de diversas formas: a pé, montado em um cavalo, durante um brunch na savana ou do jeito tradicional, dentro de um jeep.
Brunch na savanaO jeito tradicional de fazer safariCheeta em LewaLeão guiou o safari noturno
Por fim, prefiro considerar como a experiência mais rica em Lewa todo o contato com a vida selvagem, desde o acampamento até se sentir uma poeira no meio daquela natureza tão diferente e grandiosa. E assistir ao sol nascer e se pôr são momentos obrigatórios todos os dias.
Lewa foi o primeiro safari camp africano onde me hospedei. Já havia experimentado e aprovado imitações brasileiras no Jalapão e Cambará, mas nada se compara ao original com a presença dos animais selvagens do lado de fora da barraca.
O Safari Camp fica dentro do Lewa Wildlife Conservancy, conhecido pelo excelente trabalho de proteção aos rinocerontes. Viemos de van desde Nairóbi e trocamos de veículo ao entrar no parque. O novo meio de transporte era o jeep do hotel que nos levou para safaris e eios durante toda a estada.
Girafas e zebras no Lewa Wildlife Conservancy
Minha experiência 4hn3d
Na entrada do acampamento, uma inglesa, trajando vestimenta típica de safari, nos esperava para dar as boas vindas e explicar como tudo funcionava. Tem hora para as refeições, hora para as luzes se apagarem e muitas orientações para fazer os eios com segurança.
A casa principal tem um luxo rústico e vários ambientes agradáveis ao ar livre. A piscina tem fundo com textura de girafa e não faltam sombras de árvores de copas largas e espreguiçadeiras com vista. Ao lado da recepção tem uma loja vendendo artesanato local e produtos defendendo os rinocerontes com renda revertida para a proteção dos animais.
Espreguiçadeiras para relaxar e curtir o visual
Cercas elétricas rodeiam a propriedade e um pequeno muro protegia a minha barraca, mesmo assim, Kirk’s dik dik (pequeno antílope) apareciam com frequência e fugiam rápido quando eu tentava me aproximar. Se eles entram, outros também devem conseguir. Por isso a regra é nunca andar sozinho a noite, motivo de cada barraca ter um rádio para se comunicar com os guardas. Disseram ser tranquilo de dia e eu saía pra tirar fotos nos caminhos entre as barracas e a casa principal, mas segura nunca me senti. Qualquer barulhinho eu já ficava paralisada e apressava o o, isso porque nunca era nada além de pássaros ou veadinhos, correr é tudo o que não se deve fazer nesses lugares.
Final da trilha para a casa principal
A barraca suíte 6d4q5f
Lewa Safari Camp
A minha barraca era a última e precisava percorrer uma trilha de dez minutos. Todas as acomodações tem varanda, quarto com cama confortável e banheiro interno com água quente no chuveiro. O telhado de palha, interruptor de tomada antes de alcançar a porta e o muro de alvenaria transmitem uma sensação de segurança e a ideia de acampamento se restringe à usar lanterna na trilha e a barraca em si. De noite a temperatura cai um pouco e a barraca não é térmica, mas um funcionário do hotel fechava as cortinas e colocava bolsa de água quente em baixo do cobertor enquanto eu jantava.
O banheiro dentro da barraca
Alimentação All Inclusive 6q2c4w
As refeições são ótimas, mas um tanto apimentadas. No café da manhã e almoço o cozinheiro prepara omeletes ou massas feitos na hora. Conforme o horário do eio, dois cafés da manhã são servidos. De madrugada ou antes das oito da manhã, um funcionário te acorda na hora combinada com um – Good morning! Breakfast! E leva uma garrafa térmica com chá ou café e bolachas. O café da manhã completo é servido em estrutura montada em plena savana ou na casa principal no meio da manhã.
A minha barraca vista da entrada da varandaVista da minha varanda
eios organizados v145y
O hotel organiza os eios e coquetéis para brindar o pôr do sol. Inclusive, disponibiliza um livreto com os animais que podem ser encontrados durante os safaris. Ao lado de cada nome tem um quadradinho para marcar e risquei vinte e um mamíferos e cinco aves visto em dois dias de safari. Só faltou ver o leopardo para completar os big five já no primeiro dia. Também oferece serviços de spa como massagens e manicure e tem até yoga safari. Esses últimos eu só ouvi falar, não deu tempo de aproveitar.
E a curiosidade mencionando no início sobre os príncipe aconteceu exatamente neste safari camp sendo um incentivo para casais. Eles organizam estadas de lua de mel e viagens românticas com privacidade real. Por isso costumam receber celebridades e ninguém fica sabendo.
Faça a sua reserva no Elewana Lewa Safari. Os eios são pagos a parte e podem ser agendados na recepção. A diária é com pensão completa porque não existem restaurantes ou cidades próximos.
Como chegar a Lewa Wildlife Conservancy: fui em carro e parti em avião rumo a Maasai Mara. O parque fica 260 km de Nairóbi pela rodovia A2. Vale a pena ir de carro para dar uma parada no Mount Kenya.
Quando ir: entre julho e fevereiro para evitar as precipitações.
Pequenos aviões na pista de pouso Pista de pouso em Lewa
Ali perto fica o Mount Kenya (5.199), o segundo ponto mais alto do continente africano, visível desde Lewa quando o céu está limpo. Antes de chegar ao parque, viemos de carro de Nairóbi, paramos para almoçar e ter uma melhor visão da montanha. As nuvens esconderam o topo do monte, mas não atrapalharam o delicioso almoço indiano com vista no Tusks Bar do Fairmont Mount Kenya Safari Club, hotel ponto de partida para os aventureiros que vão subir a montanha ou fazer safari nos arredores. O destaque também é pela Linha do Equador que a por ali.
Mount Kenya visto do avião
Ponto onde a a linha do Equador
Esta viagem foi patrocinada pelo Kenya Tourism Board.
Fotos de Roberta Martins e Alvaro Prange.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem. 2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Dicas aos viajantes Barbados 5d5e6y
5 Mins Read
Next Post
O maior bungee jump de ponte do mundo 511g2r
8 Mins Read
Related Posts 3g6o
Melhores parques para uma imersão na floresta amazônica sem sair da zona urbana 58264o
GramadoZoo é abrigo de animais resgatados 42501k
Parador Hotel, uma experiência dentro do casulo em Cambará do Sul 152q4v