Todo o roteiro rumo ao Salar Uyuni foi surpreendente, principalmente, pelas paisagens espetaculares. E também pelo inusitado. ei anos sonhando com as imagens brancas do salar e nunca imaginei encontrar uma ilha feita de corais e repleta de cactos gigantes no meio dele. Vou mostrar com muitas fotos como foi a agem pela Isla Incahuasi.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Saiba quanto custa o seguro viagem para Bolívia em minutos
Agende eios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona
Isla Incahuasi, a ilha de cactos Uyuni 2c1n39
O nome Incahuasi significa a casa dos Incas. Provavelmente, a ilha foi o refúgio deles quando precisavam cruzar o Salar Uyuni e ainda não existia o advento dos veículos 4×4. Hoje é onde a maioria dos grupos prepara os seus lanches próximo aos veículos. No entanto, o local oferece uma certa estrutura. Tem um restaurante, área coberta, mesinhas de pedra e banheiro, talvez o único no meio do salar.
Silhueta da Isla Incahuasi de manhã cedo
A primeira impressão foi achar diferente aquela silhueta vista do carro. Era cedo e o sol ainda estava baixo. Me aproximei e percebi que eram cactos milenares pelo tamanho, alguns devem ar dos dez metros de altura. Vegetação rasteira, corais, caminhos demarcados, uma construção de pedra e setas feitas de cactos complementam o cenário. E os corais confirmam como aquele mar de sal já teve muita água um dia.
Filhote de lhama
Na porta da casa (também feita de cactos) havia um filhote de lhama pedindo pra ser fotografado. Claro que os donos deixam o animal ali pra ganhar alguns trocados e só cobram quando todos já gastaram o dedo clicando. Mas como resistir a esta fofura?
Sabendo que lhamas cospem ácido pra se defender, fui puxando assunto enquanto me aproximava e ele não estava muito simpático. Minhas companheiras de viagem, Gardênia e Thaís, deram risadas e registraram o momento.
O ponto alto da visita à ilha é fazer a trilha para ver o panorama do salar em 360 graus. São cerca de 15 minutos com a sensação de andar em círculos. A subida é fácil, porém, a altitude faz o trajeto ser bastante cansativo. Mesmo assim, o esforço é recompensado.
Os limites da ilha realmente parecem uma costa recortada pela força das águas e do vento. Sob efeito da altitude e reflexo do sol naquele horário, é comum ficar em dúvida se é só sal ou o mar esta ali em baixo.
Vista 360 graus no topo
Do alto dá pra ver a cordilheira rodeando o Salar Uyuni ao longe. E também percebe-se o impacto do turismo. As linhas que parecem sujeira nas fotos, são as marcas dos pneus deixadas pelos carros trazendo os viajantes durante toda a temporada de seca.
São mais 15 minutos para descer e agora com mais atenção ao que esta perto como o formato das pedras e das plantas. Um ponto especial é o buraco na pedra chamado Arco de Coral. Uma placa avisa até onde podemos chegar pra preservá-lo intacto.
Tirar fotos e entrar na base da ilha é grátis, mas para usar o banheiro e subir até o topo, é cobrado uma taxa. Em junho de 2016 o valor era 30 pesos.
Nem sempre Isla Incahuasi está ível. Na época das chuvas (janeiro e fevereiro), uma camada de água deixa o salar alagado e nenhum motorista leva o seu carro até lá. Fui em junho e o sal estava bem seco.
Quem leva: Flávia Bia Expediciones oferece o tour de 4 dias a partir do Atacama. Ganhe 10% de desconto em qualquer tour entrando em contato pelo site e dizendo que viu este anúncio aqui no Territórios.
Veja mais fotos de Incahuasi: 3k6i3w
…chegam a 10 metros de altura
Cactus milenares…
#JustFunChile é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor. Contamos com o apoio de hotéis e empresas locais.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Bali em fotos de amor para aliviar o ódio 2ke3t
3 Mins Read
Next Post
Ecoturismo em Arambaré 40576z
4 Mins Read
Related Posts 3g6o
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18
Ilha de Marajó: descubra experiências únicas em Soure 5qmf
Ilha do Combú: chocolates e clube de rio na Amazônia 3t1zj