Quando tenho a oportunidade de conversar com moradores do lugar onde estou visitando, sempre pergunto o local mais bonito ou imperdível na terra deles. Às vezes bate com o que todo mundo fala, outras não. Mas em Providência, Cayo Cangrejo (ou Crab Cay) é unânime como a ilha da beleza.
Crab Cay é uma ilhota com cenários de tirar o fôlego no nordeste de Providência. A começar pelas cores e transparência do mar. Conforme a incidência de luz e vegetação marinha, pode ser azul, verde ou cristalina. A temperatura da água é perfeita, a visibilidade no fundo é excelente, tem sombra das palmeiras e uma trilha para subir no ponto mais alto, ou seja, um autêntico paraíso no Caribe.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
A trilha é curta e fácil, basta subir a escada e continuar pelo caminho de terra em uma leve elevação. Acho que foram uns quinze minutos de caminhada até alcançar uma pedra e dar mais um suspiro ao subir nela. Na volta ainda aproveitei o cenário para tirar fotos perfeitas antes de descer as escadas.
No ponto mais alto de Crab Cay e final da trilha
Nem precisa ir muito longe ou saber nadar para observar a vida marinha, peixes coloridos e corais ficam perto das pedras e embaixo do trapiche a apenas um metro e meio de profundidade. Claro que vale se afastar para explorar e quem sabe encontrar alguns animais exóticos, por exemplo, vi um peixe-leão e estrelas do mar.
Um monte de peixes coloridos embaixo do trapiche
b721n
b721n
Mergulho com Snorkel 4u5n1r
Após fazer a trilha, mergulhar com snorkel e ficar completamente deslumbrada com tudo, sentei no trapiche para relaxar e beber um coco loco (bebida alcoólica típica). Ali na frente dava para ver todo o lado leste da Ilha de Providência… e como ela é linda com seus morros bem demarcados e rodeados por aquela água inacreditável.
Crab Cay faz parte do Parque Nacional Natural McBean Lagoon e é extremamente protegido pelos isleños.
Como chegar a Crab Cay: para evitar surpresas no valor cobrado, contrate o eio no site Civitatis. Fomos pelo jeito mais econômico e nos enrolaram, inclusive, Robson, o dono da nossa pousada, afirmou que pagamos caro e ficou bravo porque estão fazendo isso com os viajantes.
Pegamos um barquinho em frente à Pousada Deep Blue e combinamos uma hora para voltar. Está 2 km distante de Providência. Também pode contratar um eio para dar a volta na ilha ou de snorkel porque a parada em Cayo Cangrejo é destaque. Deve ser legal incluir as outras ilhotas e recifes, contudo, optamos por ar o nosso último dia na melhor de todas, afinal nos dias anteriores o tempo não estava firme e escolhemos as praias perto da pousada.
Betito nos levando no barco
O lado ruim é o cartel dos barqueiros cobrando o que querem abusando dos turistas. Como teve chuva nos últimos dias, todos estavam sedentos por conhecer Crab Cay e o preço foi o dobro do esperado. Teve pechincha porque estávamos em cinco, mas foi duro negociar e só quando Betito (o barqueiro sabe tudo e famoso da ilha) nos deixou lá, avisou do snorkel ser pago à parte (e era um bem ruim).
O eio acabou custando mais caro do que o inicialmente planejado e poderia ter sido pior se não tivéssemos chegado cedo. Felizmente, para o nosso bolso e qualidade das fotos, fomos os primeiros a pisar na ilhota. Nem o bar estava aberto, nem o fiscal estava lá para cobrar a entrada na trilha e taxa para ficar no trapiche! Detalhes também omitidos por Betito, inclusive chegamos a pensar que a volta seria a nado pela barganha. Mas ele cumpriu o acordo e veio nos buscar na hora combinada, até foi mais simpático no final, mas só pagamos pelo transporte na volta.
Diferente do imaginado, o bar é ível e cobra o mesmo que os estabelecimentos em Providência. Têm bebidas alcoólicas, snacks e água.
Tome nota 3x174f
Dicas: chegue cedo, leve um bom snorkel e proteja-se do sol.
Pousada em Providência: na ilha não existem hotéis, somente pousadas, guest houses e hostels. Me hospedei com vista para o mar, ar-condicionado e bom atendimento na Posada Ocean View em San Felipe.
#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local.
Fotos no Caribe de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Trilha na montanha mais alta da África do Sul 25io
8 Mins Read
Next Post
Foto da Semana #190 Esquilo curioso 323u1m
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Naxos, a maior das ilhas Cyclades no roteiro pela Grécia 68533r
O que fazer em Key West por ar, mar e terra 491817