Esta é a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) e a primeira do Brasil a receber este selo. Luciano Nagel foi conferir a cerimônia pessoalmente e nos conta a seguir.
Luciano Nagel
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Praia da Guarda do Embaú (SC) recebe o título de Reserva Mundial do Surfe 6u5a6n
A praia da Guarda do Embaú, balneário situado na região de Palhoça em Santa Catarina recebeu no final de semana (26) o título de Reserva Mundial do Surfe. O certificado internacional foi concedido pela Ong Save The Waves Coalition (STW) da Califórnia (USA) com um modelo de prancha em madeira e uma placa alusiva em homenagem cravada na trilha de o à praia da Guarda próximo às margens do Rio da Madre.
O diretor-executivo da Ong Save The Waves Coalition (STW), Nik Strong, disse que é uma honra estar e surfar na Guarda do Embaú. ”Este lugar realmente é incrível, vocês têm muita sorte de viver neste local. Foi um longo caminho para chegar aqui”, discursou em espanhol para dezenas de pessoas que presenciaram o evento. Entre os espectadores, estavam feras do surfe de renome internacional como o lendário e carismático Ricardo Bocão, criador da prancha quatro quilhas e do primeiro programa de surf brasileiro na TV – Realce, ícone dos anos 80, a surfista Tainá Hinckel, filha do shaper Carlos Caixote da Guarda e Adriano de Souza, mais conhecido como “Mineirinho”, campeão mundial de surfe em 2015 no World Surf League.
Nik Strong discursa ao lado de Mineirinho
O californiano Nik Strong, em seu discurso junto à comunidade, ressaltou que a Ong Save The Waves Coalition selecionou a praia da Guarda do Embaú embasada em quatro critérios, entre eles “a qualidade de consistência das ondas, as características ambientais, a história e cultura do surf e a capacidade de governança e apoio local da comunidade”, comentou. Nik reconheceu ainda que existem muitas “ameaças” a atual reserva ambiental que engloba a Guarda do Embaú. “Há muitas coisas que fizemos juntos com a comunidade que vive na Guarda. Temos um plano estratégico para enfrentar as ameaças que nos rodeiam, como, por exemplo, impedir a especulação imobiliária, que está de olho na região. É fundamental o apoio da comunidade para fazer que se cumpram as leis para cuidar dessa reserva”, lembrou Nik.
Na linha do mesmo discurso, o ator e embaixador no Brasil da Campanha “Mares Limpos” da Organização das Nações Unidas (ONU), Mateus Solano destacou.
“Eu só tenho a agradecer e gostaria de reforçar o que o nosso gerente da Reserva Mundial de Surfe, Marcos Aurelio Gungel (Kito) disse: não adianta nada a gente fazer esta placa e não cuidar. Um dos grandes problemas do Brasil, é que o país tem leis maravilhosas, mas infelizmente não são cumpridas, não são fiscalizadas. Somos nós que temos que fiscalizar, o povo precisa se ajudar. Governo nenhum, empresa nenhuma vai mudar se a população, os próprios eleitores não cobrarem estas atitudes. É nossa responsabilidade de fazer um mundo melhor”, afirmou o ator Solano.
Tainá Hinckel e Mateus Solano
Considerada há décadas como uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia da Guarda do Embaú (SC) vem sofrendo constantemente com a ocupação urbana desordenada e com a ausência de fiscalização por parte do poder executivo municipal. No local, não há sistema público de tratamento de esgoto. Há mais de dez anos a prefeitura de Palhoça realiza uma batalha na Justiça Federal com o MPF (Ministério Púbico Federal) ao invés de cumprir as sentenças que a obriga a criar redes de coleta e tratamento de esgoto dentro dos prazos estabelecidos.
Quais são as Reservas no mundo? 186a
Entre as Reservas Mundial de Surfe, de acordo com Ong Save The Waves Coalition, estão: a praia de Malibu (Califórnia/USA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (Califórnia/USA), Huanchaco (Peru), Bahia de Todos os Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Gold Coast (Austrália), Guarda do Embaú (Brasil), Noosa (Austrália) e Punta Borinquen (Porto Rico).
Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL, Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha, e seu site Nagel na Estrada.Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | Twitter