Já mostrei em vídeo como estava feliz na primeira viagem para a Chapada das Mesas e escrevi vários relatos contando cada experiência em detalhes. Voltei em 2018, conheci novos eios e agora quero te levar para viver comigo todas essas aventuras. Quem topa uma semana no final de junho?
Me formei guia de turismo e, junto com receptivo local de minha confiança, organizamos um pacote de viagem para Chapada das Mesas. Terão os eios básicos, algumas novidades e muito aprendizado, isto porque quero compartilhar com o grupo os meus conhecimentos nessas décadas como viajante profissional e trocar informações sobre o vício de viajar.
Eu sei, as vezes é chato ouvir as pessoas falando em viagens enquanto estamos trabalhando, mas quando estamos todos de férias em um lugar incrível como a Chapada das Mesas, é diferente. A empolgação toma conta e é aquela explosão de energia do bem. Sei porque acontece direto quando encontro os amigos viciados em viajar como eu. Se não é viciado, ah! O mosquitinho vai te picar nesta viagem…
Roteiro Chapada das Mesas: de 27 de junho a 3 de julho de 2019 3y3c4v
Cada viajante deve se organizar para chegar ao aeroporto de Imperatriz antes das 16h00, horário do traslado para Carolina. A nossa cidade base na Chapada das Mesas fica 220 km distante.
Estarei esperando no aeroporto para irmos juntos.
Noite livre. Uma opção viável todos os dias é pegar o transporte até centro de Carolina oferecido pela Pousada do Lajes, nosso local de hospedagem
Sexta dia 28/06 — Piscinas naturais e cachoeira de Riachão 1s571i
Mergulho no Encanto Azul
Vamos pegar 115 km da estrada Transamazônica rumo a Riachão para conhecer o complexo Santa Bárbara. Local para ar o dia com várias opções de ecoturismo. Entre as belezas naturais, há os imperdíveis Poço Azul, Encanto Azul e os 76 metros da Cachoeira Santa Bárbara. Todos pedem banho demorado como contei no relato Mergulho no Azul.
Incluso:
Off Road 4×4
trilha leve por arelas
transporte ida e volta
ingresso de entrada
Noite livre
Sábado dia 29/06 — Parque Nacional Da Chapada Das Mesas 1u5x3d
Cachoeira de São Romão
Serão 83 km, sendo 53 km abrindo e fechando porteiras por estradas de terra até o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Ali o Rio Farinha faz divisa natural dos municípios de Carolina e Estreito desenhando as duas cachoeiras do Cerrado Maranhense: São Romão e Prata. Um dia para sentir a força e energia dessas gigantes em volume d’água, tomar banho de rio e fazer trilhas curtas.
Incluso:
Off Road 4×4
trilha leve
transporte ida e volta
ingresso de entrada
Noite livre
Domingo dia 30/06 — Estância Ecológica Vereda Bonita 5o2x
Visita à Estância Vereda Bonita, distante 41 km por asfalto e um pouco de terra para não perder o ritmo off road. Vereda Bonita é considerado um “oásis” do cerrado com opções de trilhas (4,2 — 5,5 e 8,5 km), banho em nascentes e cachoeiras, plantar mudas em áreas degradadas para recuperação do meio ambiente e aprender sobre a flora do cerrado.
Incluso:
Off Road 4×4
trilha leve a moderada
transporte ida e volta
ingresso de entrada
Noite livre
Segunda dia 01/07 — Roteiro 3 Encantos 3k2963
Dia de conhecer a paisagem que da nome ao destino. O Mirante da Chapada, distante 25 km por asfalto, é o começo da trilha mais longa da viagem. Não é difícil, mas tem subida, sol na cabeça e 10 km a pé pelo cerrado (se achou muito para o seu preparo físico, acho que posso convencer o guia a te buscar na hora do piquenique). Mas vai perder de ver araras, ter aula sobre a fauna e flora local e até plantar uma árvore. No final, ganhamos um piquenique e banho de rio. De volta a Carolina, vamos navegar pelo Rio Tocantins até o pôr do sol como contei no relato 3 Encantos.
Incluso:
Off Road 4×4
trilha moderada
transporte ida e volta
piquenique
eio de lancha
Noite livre
Terça dia 02/07 — Complexo De Pedra Caída + Portal Da Chapada j302p
Cachoeira do Capelão
Prepare-se para atração mais famosa e imperdível da Chapada das Mesas — o Santuário da Pedra Caída. É uma das 25 cachoeiras do Complexo Pedra Caída que também oferece uma séria de opções de lazer e tem a melhor infraestrutura da região.
Primeiro, vamos pegar a estrada por 35 km, depois ouvir uma breve apresentação sobre o funcionamento e atrações do complexo. Dentro do nosso roteiro, vamos visitar a Cachoeira Santuário de Pedra Caída, da Caverna e Capelão, todos de o fácil por arelas curtas. Como opcional, pode se jogar nas Tirolesas do Desespero de 1200 e do Pânico com 1400 m, meditar na pirâmide, ar a Cachoeira Pedra Furada entre outros atrativos do parque. O tempo dentro da Pedra Caída pode variar de acordo com as opções escolhidas pelo grupo.
No final da tarde, tem aquele mais fotografado – Portal da Chapada das Mesas, com pequena trilha e o visual do Pilares da Chapada.
Incluso:
trilha levíssima
transporte ida e volta
ingresso de entrada no complexo e atividades mencionadas como roteiro
Noite livre
Portal da Chapada das Mesas ao anoitecer
Quarta dia 03/07 — Partida de Carolina para Imperatriz 3za58
Momento de fazer o caminho de volta para casa. O transporte para o aeroporto de Imperatriz parte até 9h00. Compre agem aérea para horários a partir das 13h!
Também é possível ir e vir de Carolina de ônibus vindo de São Luís (como fiz da primeira vez), contratando transporte privativo ou alugando um carro. Caso o horário do seu voo não feche com o transporte incluso.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de o ou que possam interferir na segurança dos participantes.
Veículo 4×4 da Cia do Cerrado em frente aos Pilares da Chapada das Mesas
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Viajar com animal (Pet) para o Mercosul 571b4s
4 Mins Read
Next Post
Rota das Emoções, da Pedra Furada aos Lençóis Maranhenses 1c2d34
10 Mins Read
Related Posts 3g6o
São João em São Luís do Maranhão 6zk57
Reduza os riscos se for viajar durante a pandemia 1f474j
2 Comments hqc
Materia muito boa , parabens pelo trabalho ajuda bastante .
A ideia é ajudar, obrigada Carlos