Entre os achados na Itália, encontrar uma cidade-galeria de arte na subida para os Apeninos foi o mais inesperado. Em Tolè, um piccolo paese distante 52 quilômetros de Bologna, obras de arte são expostas nos jardins e fachadas das casas.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Caminhar pelos becos e ruas praticamente desertas de Toulè é observar a rotina do lugar de um jeito diferente e até mais informativo. Os moradores expressam todo o seu cotidiano, tradição e história usando as próprias casas como e. Mesmo vendo tudo estático, sem trocar palavras com ninguém, a sensação bucólica de visitar uma cidade do interior é igual, apenas mais interpretativa.
E não só locais dão essa vida a cidade, artistas de vários lugares visitam e também deixam belezas em exposição transformando Tolè em galeria de arte a céu aberto. Já faz alguns anos que a Associação Fonte Chiara incentiva e organiza o Artolè, uma festa anual que na verdade é um ritual de socialização entre artistas e turistas, conforme a única informação que achei sobre o evento na internet. Nesta festa obras são atualizadas e inauguradas. Visitei em outubro e todas estavam em perfeito estado.
Obras tem legenda com nome e autor
Afrescos e esculturas mostram paisagens, trabalho no campo, gatos e o cotidiano dos moradores
Se ar pelos Apeninos não deixe de parar em Tolè e desbravar este segredo. Ou navegue pelo Google Street View para ter uma ideia de como é caminhar por estas ruas. Digo ideia porque os becos mais interessantes só mostra a entrada.
Afrescos e esculturas mostram paisagens, trabalho no campo, gatos e o cotidiano dos moradores
+ Conheça o museu emMontese, cidade vizinha, que homenageia os heróis brasileiros da segunda guerra mundial
Tome Nota 3z3t54
Como chegar a Tolè: A partir de Bologna, tem ônibus direto ou trem até Vignola, onde tem outra linha de ônibus. Leva cerca de duas horas de viagem. Fui de trem porque um guia me esperava na estação. O jeito mais prático é alugar um carro e seguir em direção aos Apeninos ou contratar transporte com guia.
Onde ficar: Me hospedei num Borgo bem legal em Montese, mas fecharam para este ano. Em Tolè tem três opções no Booking.
O guia: Provavelmente não teria conhecido Tolè sem o guia. O combinado era fazer trilhas nos Apeninos, mas a chuva atrapalhou e Stefano, um italiano que fala português, deu um jeito de aproveitarmos da melhor forma possível. O serviço dele foi uma cortesia da Trekking Italy para o projeto BlogVille.
Artolè acontece em agosto e o tema para este ano é Il circo del sole, marcada para sexta dia 22.
Veja mais fotos das ruas de Tolè: 68172e
Essa viagem foi patrocinada e fez parte da ação BlogVille Emilia Romagna.
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem. 2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Colabore com a manutenção do Territórios adquirindo serviços por meio desses links. Toda venda efetiva gera uma comissão e você não paga a mais por isto. Os valores são os mesmos praticados em agências e sites de viagem. Obrigada!
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
ar uma tarde em Itapuã… 2f4zd
5 Mins Read
Next Post
Foto da Semana #121 Ponte Hercílio Luz 5z1t1m
1 Min Read
Related Posts 3g6o
Inhotim é mais que um museu 5k2o67
Quito e seus dois mundos 4i4h6i
Conheça a vida e as obras de Vincent Van Gogh em museus e exposições 424x4d