[Atualizado em dezembro] Sabemos que tudo mudou e continua alterando rapidamente quando o tema é coronavírus e viagens, portanto, peço sua compreensão se algum conteúdo estiver desatualizado. Estou fazendo o possível para reunir informações úteis nessa página e a editando constantemente. Inclusive, você pode colaborar deixando algo nos comentários.
Aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Embora a vontade seja diferente, este não é o melhor momento para viagens internacionais, apenas viagens essenciais são recomendadas. É importante considerar que alguns destinos podem barrar a sua entrada, obrigar a quarentena, exigir a vacina ou não ter os serviços necessários funcionando. Informe-se com as autoridades locais antes de partir e siga as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Em breve, eu mesma vou pegar a estrada de novo e relatar por aqui como está sendo a retomada e quais lugares realmente são seguros.
Por enquanto, pode ser agradável planejar uma viagem futura, viajar pelo Brasil ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco, explorando os 14 anos de relatos e dicas de viagem por aqui.
Ainda não há respostas 100% seguras enquanto o número de infectados e mortos continuar instável pelo mundo. Alguns países estão liberando viagens domésticas por terem alcançado um maior controle da contaminação da Covid-19, enquanto outros já estão abrindo fronteiras para não perder a alta temporada de verão.
Turismo é um dos setores mais afetados pela crise do coronavírus. Foi o primeiro a ser impactado globalmente e deve ser o último a voltar a ser o que era. Pelo menos as viagens internacionais, as nacionais já foram retomadas pelo turismo dentro da própria cidade, na região e no Estado. Mesmo assim, a vontade de viajar é grande e talvez seja mais intensa para recompensar os meses sem essa escolha.
Nos últimos meses notamos que é possível viajar pelo Brasil durante a pandemia, mas o planejamento ganhou nova importância e nos dá mais trabalho. São mais detalhes para pensar e verificar, mesmo para quem não está preocupado em ficar doente. Escrevi um texto trazendo listas com informações sobre o que levar, fazer e como circular reduzindo os riscos. Sugiro começar com atividades na natureza, transporte arejado e perto de casa ou algo possível em uma viagem de carro.
Os preços, vouchers e facilidade de alterações de datas andam tentadores, mas tenha certeza de ler as letras miúdas e avalie, afinal outros fatores aquém da vontade de quem esta vendendo podem frustrar seus planos. Os riscos dos serviços contratados continuarem funcionando e o destino escolhido permanecer seguro são altos. Portanto, adquira produtos de empresas de sua confiança.
Eu e os viajantes do Territórios deixamos em aberto o que foi possível de 2020 e estamos decidindo de última hora as viagens de 2021. Conseguimos negociações com todos os fornecedores e estamos aguardando tanto reembolso de alguns aéreos (conforme MP 948) como a segurança para refazer os roteiros. Por outro lado, minha mãe ficou na Austrália com meu irmão (ele cidadão australiano e ela com visto de turista) e lidamos com o ônus e bônus de não deixar ela voltar em maio conforme o previsto da viagem de 3 meses.
Leia o texto com as dicas para cancelar ou adiar e escute a entrevista feita pelo jornalista Luciano Nagel com o advogado especialista em direito do consumidor Dr. Guilherme Becker.
Estou no exterior como turista, o que fazer? 194a5x
O governo monitorou quem estava nessa situação e fez alguns resgates, hoje depende de cada caso. Conforme a situação do país e sua estrutura financeira, talvez seja melhor ficar onde esta, afinal, as Américas ainda estão na fase crítica agora. No caso da minha mãe, achamos que ela estava mais segura na casa do filho na Austrália onde houve poucas mortes e o vírus não estava mais circulando.
Para ela ficar legalmente, foi preciso pagar uma multa (A$ 600) por permanecer no país além dos 3 meses previstos no visto e renovar o seguro viagem. Renovar o seguro foi o mais complicado porque as empresas não estão incluindo casos de coronavírus desde que foi decretada pandemia e aumentaram o valor em 1000%. Até maio, apenas Assist Card aceitou emitir o seguro com o ageiro já fora do país. Mas cada território tem suas próprias regras, entre em contato com as autoridades locais para confirmar o seu caso.
Como se prevenir do coronavírus? 18362d
As tarefas são simples e recomendadas desde antes da pandemia:
Lavar as mãos com frequência. Use sabão e água ou um álcool gel 70% .
Cobrir o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido ao tossir ou espirrar.
Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca.
Ficar em casa se sentir indisposto. Se precisar sair, use máscara cobrindo boca e nariz e evite aglomerações.
Não compartilhar objetos pessoais como copos, chimarrão e talheres.
Mantenha os ambientes bem ventilados
Estas foram reforçadas conforme a situação da região onde se encontra:
Usar máscara conforme os decretos municipais e estaduais. Siga as instruções de sua autoridade de saúde local.
Praticar isolamento social. Mantenha uma distância segura das pessoas, principalmente se estiver tossindo ou espirrando.
Evitar ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência e diminuir o risco de ser contaminado nesses locais. Se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica.
Seguir as instruções de prevenção acima é uma grande ajuda para todos nós.
Consumir dos pequenos negócios locais colabora para não quebrarem.
Aderir a campanha de vacinação.
Várias campanhas estão surgindo para ajudar os mais necessitados, informe-se para saber se os organizadores são de confiança e a verba investida de forma correta.
Recomendo a Blogueiros Unidos que criou um ebook sobre o Brasil de forma 100% voluntária para ajudar famílias em situação vulnerável. A renda está sendo toda revertida para diversas instituições.
Esta página do Google atualiza os números oficiais de cada estado quase em tempo real. Nela podemos ver as regiões menos afetadas. Porém, é importante ressaltar as suspeitas de casos de doenças respiratórias não consideradas Covid-19 pela falta de teste, provavelmente entrariam na lista se houvesse a confirmação de dados. O Brasil é um dos países com menor índice de testes realizados por número de habitantes segundo o site Worldometers. Por conta disso, alguns estudos, como os realizados na Universidade Federal de Pelotas, dizem que a quantidade pode ser 12 a 15 vezes maior que o confirmado.
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Camocim com certeza 4w5x6f
4 Mins Read
Next Post
Turismo no Peru: dicas aos viajantes 6v4t4y
14 Mins Read
Related Posts 3g6o
Por 24 horas: memórias e expectativas da Virada Cultural 2025 64166e
Seguro Viagem com desconto: proteja sua viagem e economize 283g2i
Vale a pena usar os ônibus de turismo Hop On Hop Off? 3gc6s
Muito necessário seu post Roberta, muitas pessoas ainda desconhecem como tem sido as viagens durante a pandemia. Outra dica interessante é comprar agem de ônibus para viagens mais curtas.
1 Comment 395847
Muito necessário seu post Roberta, muitas pessoas ainda desconhecem como tem sido as viagens durante a pandemia. Outra dica interessante é comprar agem de ônibus para viagens mais curtas.