Faz mais de 15 anos que Foz do Iguaçu se tornou polo em esportes e turismo de aventura. Além de oferecer diversas opções para turistas, é cenário para a Meia Maratona das Cataratas e já foi casa de importantes campeonatos internacionais. Inclusive o X-Games, o maior campeonato mundial de esportes radicais. No embalo da abertura das inscrições para a Meia Maratona das Cataratas 2025, trago as novidades esportivas da cidade.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
O visual da Maratona (crédito site Meia Maratona das Cataratas)
Meia Maratona das Cataratas 2025 3u4m13
Uma das Maravilhas Naturais do Mundo será mais uma vez o cenário de uma corrida inesquecível: a 16.ª Meia Maratona das Cataratas acontecerá no domingo, 18 de maio de 2025, no Parque Nacional do Iguaçu. Mais do que um desafio físico, é uma experiência de conexão profunda com a natureza.
Com percursos de 21 km ou 8 km, os corredores am em frente às impressionantes Cataratas do Iguaçu. Além da beleza do trajeto, a energia da Mata Atlântica e o ar puro do parque tornam o evento ainda mais especial.
A largada será às 8h (prova de 21 km) e 8h10 (prova de 8 km), e o tempo limite para concluir é de 3 horas. O kit inclui camiseta, chip de cronometragem, número de peito e medalha para todos os participantes.
A organização é da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, com apoio do Fundo Iguaçu e diversos patrocinadores.
Você já participou? Conte nos comentários. Se ainda não participou de maratonas, vale ouvir minha conversa com a turismóloga e maratonista Carolina Belo, com dicas de provas incríveis ao redor do mundo.
Já faz tempo que qualquer turista aventureiro encontra atrações como arvorismo, canoagem, cascading, escalada, rafting, rapel, tirolesa e trilhas a pé ou de bicicleta. O problema é que muitos só descobrem essas possibilidades ao chegar em Foz do Iguaçu, e o tempo está geralmente reservado apenas para as Cataratas e compras no Paraguai. Aconselho mudar o seu conceito sobre turismo de aventura no lugar, ficar mais tempo ou, faça como eu, volte várias vezes. Ainda não consegui aproveitar tudo, mas já fiz a trilha do Poço Preto, um safari ecológico pela mata atlântica através de caminhada, bicicleta e caiaque no rio Iguaçu.
Canoagem no rio Iguaçu
O início da Trilha do Poço Preto
Pretendo fazer todas essas: o arvorismo tem obstáculos entre 4 e 8 metros de altura e termina com a tirolesa de 25 metros; a escalada pode ser em muro ou rocha entre 10 e 30 metros do chão, o cascading é feito no salto do Macuco, uma cachoeira de 25 metros; o rafting é de nível médio pelas corredeiras do rio Iguaçu entre o Brasil e a Argentina; o rapel tem descida de 55 metros e todos vem com alguma trilha. Dá para ar um final de semana de pura adrenalina.
Novidade desde 2024 1a5y1j
Agora são duas trilhas reabertas no Parque Nacional do Iguaçu — Caminho do Poço Preto (9 km) e Caminho das Bananeiras (1,3 km). Ambas podem ser feitas a pé ou de bicicleta e estão incluídas no ingresso. A do Poço Preto funciona das 9h às 14h e a das Bananeiras, das 9h às 16h. No fim, há um deque com vista para o rio Iguaçu. A experiência é completa para quem busca mais do que observar as quedas.
Recomendo roupas leves, calçado fechado, protetor solar e repelente. A atividade pode ser suspensa em caso de chuva forte.
Além do turismo de aventura, um lugar para atletas 5d5u6f
Esportistas treinando em Itaipu
A Itaipu é uma grande incentivadora de ações esportivas. Além de apoiar os eventos da cidade, criou o Canal Itaipu. Um trecho especialmente preparado para prática de canoagem de rodeio, rafting e slalom. Faz parte do Canal da Piracema, localizado no complexo. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática desses esportes. O canal virou local de treino e competições para a Seleção Brasileira de Canoagem.
Canal Piracema
Tome Nota 3z3t54
Quiosque de aventuras no lado argentino
No Parque Nacional do Iguaçu funciona das 9h às 17h.
Cruzando a fronteira, o Parque Nacional del Iguazú tem outras sugestões de trilhas e safaris.
Minha cara de quero mais, não quero ir embora!
Fotos de Roberta Martins, Anna Martinelli, Daniella Mendes e Maurício Oliveira.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Como? Onde? Quando? Abril em SP, na Argentina, no México e na Holanda 6p5v4w
13 Mins Read
Next Post
Melhores parques para uma imersão na floresta amazônica sem sair da zona urbana 1o1xq
10 Mins Read
Related Posts 3g6o
Junho em eventos: saiba Como? Onde? Quando? 1a4248