Como a maioria dos gaúchos do extremo sul do Brasil, sou mais uma apaixonada pelo Uruguai. Fiquei anos sem visitar a capital Montevideo e pude matar a saudade no final de junho. Aliás, inverno é uma excelente época para aproveitar o melhor da cidade e tirar boas fotos. Minha base foi Ciudad Vieja e tenho algo a contar sobre o bairro.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.
Ciudad Vieja, a essência de Montevideo 3b5a5b
Antes de partir, pesquisei o que havia de novo em blogs e redes sociais. Mas achei estranho o pessoal não recomendar se hospedar na Ciuda Vieja nem indicar restaurantes como os do Mercado Público. Quem andou por lá nos últimos anos cita os bairros Pocitos e Punta Carretas como os mais charmosos, com os melhores cafés e restaurantes e perfeitos para ver a rotina dos uruguaios. Concordo que são regiões agradáveis e bonitas, entretanto, são iguais a tantas outras capitais, inclusive as brasileiras.
Calçadão na rua Sarandi
Para me atualizar circulei por essas regiões e minha preferência continua sendo a Ciudad Vieja, local para conhecer a originalidade de Montevideo. Recomendável, principalmente, para os que a visitam pela primeira vez. É onde fica a maioria dos pontos turísticos assim como a história, a imponente arquitetura, livrarias interessantes e os cafés mais tradicionais.
Fiquei feliz ao ver que estão revitalizando o centro velho, novos calçadões com bancos modernos contrastando com fachadas centenárias, muitas prédios sendo restaurados e novas construções discretas que não interferem no conjunto, como o hotel onde me hospedei. Ali prédios históricos se mesclam com todo o tipo de comércio e instituições.
Preste atenção às portas, uma mais linda que a outra
Construções antigas
O que é Ciudad Vieja 1bo3t
É zona turística, mas não quer dizer que os uruguaios não exibam sua rotina, eles são sinceros e espontâneos em qualquer parte da cidade. Não é da personalidade deles mostrar um mundo perfeito só por ser um local turístico. Existe os mais educados, receptivos e também os grosseiros, ou melhor, autênticos. Pessoas que não enrolam e vão direto ao ponto, não importa se falam com cliente, turista ou rei. Eles tem a vida deles e quem atrapalhar vai ouvir sim.
Quiosque tradicional e rotina dos uruguaios
Eu adoro miúdos, gosto mais que entrecot ou bife de ojo. Na foto morrón relleno, choto, morcella e molleja
Sobre o Mercado Público, as reclamações são sair defumado, comida de baixa qualidade, pouca limpeza… Gente, é assim que os uruguaios comem e preparam a parrilla. Ficar defumado e comer miúdos faz parte de experimentar a cultura autêntica do lugar. Alguns am mal por não estarem acostumados com essa comida pesada, não por falta de qualidade. E deve-se considerar que e os padrões de higiene deles são diferentes dos nossos. É preciso se adaptar ou, pelo menos, entender antes de condenar.
Floreiras em muitas sacadas, coloridas mesmo no inverno
Puerta de la Ciudadela divide o centro velho do novo
Mas nem tudo é perfeito, os contras da Ciudad Vieja são a falta de segurança e manutenção das construções antigas. É zona portuária e fica deserta aos domingos e de noite. Nunca aconteceu nada comigo, mas é melhor tomar algumas precauções como evitar andar a pé tarde da noite, cuidar a bolsa e ficar atento. Quem sofre de renite pode se sentir desconfortável em alguns ambientes, melhor estar preparado para isso.
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$57
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios
Tome Nota 3z3t54
Caminhe pelas ruas mais movimentadas como Perez Castellanos e Sarandi, mas não deixe se perder pelas paralelas e transversais durante o dia. Evite margear o rio da Prata na zona portuária, aprecie o rio entre as Ramblas República Argentina e República del Peru.
Puerto Mercado Hotel (antigo Ak Design Hotel) foi um achado na Ciudad Vieja e uma boa opção de hospedagem em Montevidéu. Tudo novinho e bem decorado em prédio rodeado por construções antigas. Possui excelente localização e atendimento. O segurança ficava de olho ou nos acompanhava quando saíamos para comer, pegar o táxi ou comprar algo de noite nas proximidades do hotel. Voltei em 2015 e escrevi um novo post.
Uma vitrine chamou minha atenção na rua J. Perez Castellano, 1432. Entrei na Moebius Livros e fiquei encantada com tantos detalhes por todos os lados. Oficialmente é uma livraria, mas também vende peças de decoração, livros usados e objetos curiosos em ambiente bem pequeno. O vendedor te convida para um longo papo e ainda dá desconto.
Veja outros posts e leia o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Montevidéu.
Suíte standard
Veja mais fotos da Ciudad Vieja: 36u60
Catedral Metropolitana
O Ak Design Hotel cedeu cortesias para nossa hospedagem.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Igrejas, praças, fontes e pontes de Roma 41a29
5 Mins Read
Next Post
Vancouver, um caleidoscópio de emoções e culturas 4g85x
4 Mins Read
Related Posts 3g6o
Por 24 horas: memórias e expectativas da Virada Cultural 2025 64166e
Como? Onde? Quando? Março traz arte, esporte e gastronomia 3u2d26
1 Comment 395847
Me encanta Montevideo!