Acabei de voltar da Chapada das Mesas com mais vontade de conhecer todas as chapadas do Brasil. A primeira visita foi a Chapada dos Veadeiros em três dias com trilhas na chuva, no sol e muitas cachoeiras. Mas não todas porque são cerca de 200 e algumas continuam inexploradas (os guias locais dizem ser mais de 1000). Ou seja, preciso planejar uma nova ida, assim como programar viagens para a Diamantina e dos Guimarães.
No embalo dos recentes banhos de cachoeira, fui rever as publicações aqui no site e percebi como as quedas d’água que mais gostei na Chapada dos Veadeiros não tem o destaque merecido ou sequer aparecem nas fotos. Então este post é pra me redimir e citar aquelas que deu muita vontade de conhecer, mas o tempo não foi suficiente.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Alugue carro para ter mais liberdade
Entre as melhores lembranças de tomar um banho de cachoeira, e não foram poucos, vem a visão de todo o cenário da Abismo. Depois de caminhar quilômetros no cerrado, aguentar o calor e constante subida, veio a visão do paraíso. Uma pequena queda d’água forma uma piscina com borda infinita a 1300 metros de altura. O primeiro mergulho é gelado, mas perfeito depois da trilha no sol. Em seguida, a vontade é só ficar ali contemplando a vista para a Chapada dos Veadeiros de dentro da água.
O banho na piscina natural da Cachoeira do Abismo
A Cachoeira do Abismo surge apenas no período das chuvas que vai de outubro a maio. O caminho para chegar até lá é combinado com a Trilha da Janela e são certa de 16 km ida e volta a partir da entrada do parque.
Vista para os Saltos do Rio Preto no Mirante da Janela
2 e 3. Saltos do Rio Preto 5l4q6y
Na Trilha da Janela, uma parada no mirante para ver duas cachoeiras no Rio Preto. A primeira, Cachoeira do Garimpão, tem 80 metros de altura e forma uma piscina natural perfeita para o banho. A segunda, Salto do Rio Preto, tem 120 metros de altura e virou o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. A vista é impressionante e um presente para quem alcança um dos pontos mais altos da Chapada logo após algumas horas de caminhada.
A vista da Janela é imperdível, mas o banho nessas cachoeiras deve ser maravilhoso. Escolhi a vista, para chegar perto tem que pegar outra trilha. O ponto fica 4 km da portaria do parque.
Cachoeira das Cariocas dois dias depois da chuva
4. Cachoeira das Cariocas ou Carioquinha 5dn1p
Cachoeira das Cariocas em julho
A cachoeira com maior volume d’água entre as visitadas é mais uma das quedas do Rio Preto. É linda e assustadora ao mesmo tempo. São apenas 20 metros de altura, mas as nuvens pesadas ameaçando chuva junto com a proximidade deram o tom dramático à paisagem. O o é fácil, contudo, longo e escorregadio no trecho final que leva ao poço.
São 12 km ida e volta a partir da portaria do parque pela Trilha dos Cânions.
5. Cachoeira do Segredo 2y2c5g
Cachoeira do Segredo
Um belo poço para banho e 100 metros de queda escondidos próximo a vila de São Jorge, fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formam a Cachoeira do Segredo. O atrativo recomendado pelos amigos ficou para a próxima ida por causa da chuva, mas continua no meu pensamento. A trilha vai costurando o Rio São Miguel obrigando a molhar os pés e ter habilidade em caminhar nas pedras soltas.
No período da seca a trilha é feita em 8 km ida e volta. Já na época de chuvas aumenta para 16 km se tornando a cachoeira com o mais difícil das mencionadas. Em veículo 4×4 tem como encurtar bastante o percurso.
Qual dessas 5 cachoeiras você gosta mais ou tem vontade de conhecer? Deixe nos comentários.
Tome Nota 3z3t54
Quanto tempo ficar na Chapada: quatro dias seria o mínimo e uma semana o suficiente, mas não completo.
Escolha entre diversas hospedagens no Booking.com.
Fotos de Roberta Martins, Leandro Gabrieli e Chapada Brasil Tours.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Os Grandes Lençóis Maranhenses 655q66
6 Mins Read
Next Post
Safari a pé na África do Sul 1er3i
4 Mins Read
Related Posts 3g6o
Hora de pensar nos feriados em 2025! o6031
Rio Guejar com rafting e flutuação 3j6f1p
Experiência sensacional na Suíça: trilha + dança + cachoeira 4q5y1o
1 Comment 395847
A Chapada dos Veadeiros é linda demais!
Também tenho que voltar lá pra conhecer mais cachoeiras…