Uma dica de praia para fugir das aglomerações e relaxar entre dunas e lagoas é Camocim, no Ceará. Fica ao lado de Jericoacoara e poucas horas de eios diferentes em Chaval e no litoral do Piauí. Mais um para a lista de destinos que preciso voltar para conhecer todos os cantinhos. Tive apenas uma degustação entre um fim de tarde e o meio da manhã seguinte durante a viagem pela Rota das Emoções.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Alugue carro para ter mais liberdade
O que fazer em Camocim, no Ceará 645l17
Camocim oferece praias isoladas, ilhas, manguezais, hospedagens com muito estilo e vila de pescadores centenária no estuário do rio Coreaú. Alguns pontos são íveis somente por barco ou 4×4, dando um toque aventureiro e charmoso aos lugares ainda desconhecidos dos brasileiros. Praticar esportes como canoagem, kitesurf, windsurf ou percorrer trilhas de moto, buggy ou quadriciclo complementam o astral da cidade.
Também pode apenas deitar na rede dentro d’água ou madrugar para ver o sol nascer. Esse último estaria nos planos se nuvens carregadas tivessem dado uma brecha, pelo menos foi só um chuvisco que logo se dissipou e rendeu as imagens para esse texto.
Dunas entre o mar e a Lagoa das Cangalhas
Mas afinal, quais as praias de Camocim? n3f3r
São 60 km de praias e, infelizmente, só conheci a Praia de Maceió e a Praia de Caraúbas. Além dessas, os guias recomendaram como as melhores: Tajatuba, Guriú, Praia da Barrinha e Barra dos Remédios. Essa última dizem ser uma das praias mais lindas do litoral cearense e o motivo é o encontro do rio Coreaú com o mar.
Entre os principais pontos turísticos de Camocim, também estão a Lagoa das Cangalhas, a Lagoa de Tatajuba e a Ilha do Amor, sendo a última localizada em frente ao município que é um polo pesqueiro com dezenas de barcos coloridos.
Tanto a Praia de Maceió, de areia branca, mar agitado e vento chamando para o kitesurfe, quanto a Ilha do Amor são Área de Proteção Ambiental (APA).
Vista das dunas para a Praia de Maceió em Camocim
Para quem prefere ficar em Jericoacoara é viável fazer bate e volta, principalmente nos dias de maior movimento em uma das praias mais famosas do Nordeste. No entanto, alguns lugares só é possível conhecer se hospedando em Camocim.
Pousadas em Camocim 2m1u22
Me hospedei na Pousada Morada do Sol, na Praia de Maceió. É simples, porém pé na areia. O café da manhã e piscina tem vista para o mar, caso não tenha no quarto.
Além dessa, fiz visita técnica em outras duas da mesma rede com estilos diferentes. Enquanto o Hotel de Charme Casa São José apresenta suítes e chalés bem decorados no centro histórico, o Hotel de Charme São José das Caraúbas é ainda mais sofisticado e privativo na Praia de Caraúbas.
Por fim, pode visitar o ano todo, mas assim como a maioria dos destaques da Rota das Emoções, vale mais entre junho e julho para pegar as lagoas cheias. Entre agosto e dezembro, elas podem estar secas e perdem o encanto.
Complexo Eólico Marítimo de Camocim
Como chegar 6r44w
Os aeroportos mais próximos ficam a 87 km, 130 km e 360 km. Respectivamente, em Cruz (onde chegam os voos para Jericoacoara), Parnaíba, no Piauí, e na capital Fortaleza. Eu parti de Jericoacoara com transporte privativo pela beira da praia, mas há opções melhores conforme o roteiro.
Não há transporte público desde Jericoacoara ou Cruz, deve contratar o traslado privativo. O preço é o dobro se vier pela praia, porém, o visual vira eio em dias ensolarados. Os receptivos locais Experimente Jeri, Litoral Tur, Jeri Dunas Off Road, Jeri Off Road, Coopeturpreá, Cooperjeri, Jeri Ecoturismo e Extremo Nordeste são algumas das contratadas por mim e amigos e algumas viagens.
Orquestra da cidade se apresenta em frente ao letreiro de Camocim
Essa viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Viajar ou não, eis a questão (eu viajei!) 4g1v1a
8 Mins Read
Next Post
Coronavírus e viagens: como está sendo a retomada 3fwd
8 Mins Read
Related Posts 3g6o
Recife: roteiro de três noites 426n3n
João Pessoa: dicas de viagem para ar dias ou semanas 6mg72
Porto de Galinhas une natureza, infraestrutura e identidade cultural 4w431p