Imagine ar a tarde imerso em arte rodeada pela natureza e terminar o dia com um belo pôr do sol e vista para as montanhas… Maravilhoso, não? Vem que te conto como visitar o Caminho das Serpentes Encantadas, em Morro Reuter (RS).
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Morro Reuter é uma cidadezinha cheia de mirantes para a serra na mata atlântica, além de vocação para artesanato e gastronomia. Distante 64 km de Porto Alegre e 40 km de Gramado, faz parte tanto da Rota Romântica quanto do Vale Germânico sendo uma parada agradável entre a capital e a Serra Gaúcha. Também pode ser eio de um dia a partir das cidades vizinhas como eu fiz, estava hospedada em Novo Hamburgo e cheguei ali de transporte por aplicativo. Há algumas coisas para fazer em Morro Reuter, no entanto, o mais diferente é o Caminho das Serpentes Encantadas.
O Caminho das Serpentes Encantadas de Claudia Sperb 3c3e47
Que sorte a nossa quando artistas querem dividir sua inspiração e local de trabalho conosco. A artista plástica Claudia Sperb criou um ateliê-parque de mosaicos com muita referência a arte romana. Embora lembre e tenha inspiração nas obras de Gaudí em Barcelona, ela diz que muito veio das suas viagens seguindo o rastro artístico dos romanos como Ravenna, na Itália, e Tunísia, na África.
Claudia Sperb
Há 16 anos Claudia deu início ao parque pela vista, ela queria dividir o cenário inspirador com outros apreciadores e artistas. Antes disso, estudou Belas Artes nos anos 80, se especializando em xilogravura, aquarela e mosaico, morou em São Paulo e participou de várias exposições mundo afora.
Serpente para brincar
O nome Caminho das Serpentes Encantadas veio da história inventada por sua avó quando ela perguntava de onde vinham as flores e a resposta era:
Vem do arroto das serpentes.
E esse ícone está presente em sua obra e por todos os lados, inclusive com uma grande serpente em mosaico terminando em uma mesa em flor com 4 bancos. A obra também é brinquedo para os pequenos entrarem de um lado e saírem de outro, fica ao lado de um escorregador que vem de outra obra de arte em forma de cabana.
A visita ao parque de mosaicos Caminho das Serpentes Encantadas 661v67
Logo na entrada, um monitor recomenda seguir a trilha a direita com painéis coloridos até uma escadaria chamada Caminho do Coração, a partir dali, são vários trajetos para escolher. O primeiro prédio é uma biblioteca infantil – Biblioteca Carlos Urbim, com espaço para as crianças se entreterem, estudarem e brincarem com arte.
Todo o terreno tem obras de arte espalhadas pela natureza, pode ser um enorme mural ou uma escultura minúscula de Claudia, ou outros artistas, sempre integrados harmonicamente ao ambiente. Até o banheiro vale um tempo apreciando por dentro e por fora. A cerâmica predomina nos mosaicos, mas a matéria-prima de todas as peças varia com objetos reciclados, antiguidades, azulejos de mais de 200 anos e pedaços da natureza.
Galeria de arte e mirantes 2f298
Esperando o pôr do sol
ando a casa e ateliê de Claudia (o único prédio com portas fechadas), uma ponte literalmente leva para uma vista maravilhosa. Para direita a o Terraço Senhora dos Sonhos, homenagem a sua avó e suas histórias fantásticas; acima fica a Casa das Janelas e Espelhos, mirante em direção a São Leopoldo; e a esquerda o Belvedere Dedé Ferlauto em direção a Porto Alegre que pode ser observada ao longe em dias de céu limpo. Esses são os melhores lugares para apreciar o pôr do sol. Nas datas mais frias tem até uma estrutura circular para sentar ao redor da fogueira.
Casa das Janelas e Espelhos
No centro da propriedade fica a galeria de arte e loja cheia de cantinhos agradáveis. Ao redor tem balanço, casa na árvore, Gravuroteca com obras de diversos artistas e sempre tem algo novo sendo construído conforme as ideias de Claudia ou seus convidados. O Fusca táxi instagramável e feito por várias mãos criativas, por exemplo, é parada obrigatória para um registro.
Posando no fusca táxi de mosaico
Por fim, ou entrada porque está ao lado esquerdo da porta principal do parque, o poema “A Invenção do Olho” é desenhado em mosaico. O autor é meu conterrâneo, o pelotense Vítor Ramil.
Aberto ao público somente aos finais de semana entre 10h30 até o pôr do sol, cobra ingresso entre R$10 e R$25 por pessoa. Para pousada ou visitas durante a semana o telefone é 51 99811.4432.
O pôr do sol em novembro acontece por volta das 19h 694fb
Belvedere Dedé Ferlauto
Onde se hospedar em Morro Reuter? 5a736t
Ali mesmo na Pousada Caminho das Serpentes Encantadas tem quartos para casal com cozinha compartilhada. Inclusive, Claudia recebe artistas de vários lugares para temporadas compartilhando seu espaço de criação e troca de ideias. Mas são poucos e recomendo olhar também no Booking.com onde tem refúgios com vistas parecidas.
Onde fica o Caminho das Serpentes Encantadas? r1a1e
A partir da BR-116 em direção a Santa Maria do Herval, pegue a saída para a RS-873, o endereço do Caminho das Serpentes Encantadas é km 2, 2280, no centro de Morro Reuter. Pode ir de carro alugado ou chamar Transfer pelo telefone 51 98317.5192.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
As montanhas mais altas do Brasil e Drone da Montanha – Entrevista com Samuel Oscar c2l30
5 Mins Read
Next Post
Foto da Semana #213 Museu do Ipiranga 182h19
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Para onde viajar em fevereiro 2025 – 8 destinos 631p16