Cidade universitária e histórica declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Rodeada por montanhas tem o clima jovem e alegre dos estudantes que vivem nas muitas repúblicas da antiga Vila Rica, como era chamada antes de se tornar Ouro Preto. Caminhar por aquelas ruas é se sentir na época do império. Basta olhar ao redor e imaginar as pessoas que já aram por ali e fizeram a história do país.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Lugar com a maior concentração de igrejas que já ei no Brasil. Entre sobe e desce de ladeiras encontram-se construções nos estilos barroco, rococó e neogótico, casas coloniais, ruas calçadas com pedra, lojas de artesanato e pedras e, é claro, muitos restaurantes com comida mineira.
Igreja N. S. do Carmo
Um dia é suficiente para conhecer as principais atrações, sem entrar em todos os museus e igrejas porque são muitos, mas caminhando por todas as ruelas. Dá vontade de ficar mais, experimentar todos os restaurantes e o clima de voltar ao ado.
Vista da cidade na rua Pe. Rolim
Roteiro em Ouro Preto 36441p
A Praça Tiradentes é ponto central da cidade onde se concentram museus, lojas e restaurantes. Bem no meio tem a estátua de Tiradentes e na frente o lindo prédio do Museu da Inconfidência que pareceu ser o mais interessante, mas estava fechado em função do feriado. De noite é o único lugar com bastante movimento de carros e pessoas.
Homenagem a Tiradentes
Museu da Inconfidência
Descendo uma ladeira tem a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho que também fez o altar. O ingresso também é válido para o Museu Aleijadinho que fica no interior da Paróquia de Nossa Senhora Da Conceição com arte sacra e barroca.
Igreja de São Francisco de Assis
Em frente a Igreja de São Francisco de Assis acontece diariamente a Feira De Pedra-Sabão, é o lugar mais barato para comprar artesanato.
Feira de Pedra-Sabão
Horto Dos Contos é uma trilha no meio da cidade, um caminho bem agradável na natureza e olhando para cima tem uma igreja colonial como paisagem. Comece na rua Padre Rolim, perto da rodoviária e vá descendo até o Pilar. Pode fazer ao contrário, mas prepare seu fôlego para uma grande subida.
Paisagem no Horto dos Contos
Casa dos Contos fica no final do Horto dos Contos, tem exposições temporárias de artistas locais e história do dinheiro no Brasil, é de graça.
Nas segundas-feiras a maioria dos museus e igrejas estão fechados.
Faz muito calor de dia e de noite a temperatura pode cair bastante.
Como chegar: saindo de Belo Horizonte tem ônibus de hora em hora da Viação Pássaro Verde. Fomos com esse ônibus, mas seria melhor ter ido de carro. É muito demorado, vai parando no caminho, entrando e saindo gente. No roteiro da estrada real tem muitas cidades históricas para conhecer e fica mais fácil com transporte próprio.
Hotel em Ouro Preto: Pousada Do Douro oferece conforto com localização perfeita no meio do centro histórico, está próxima à praça Tiradentes e diversos restaurantes. Tem sempre um funcionário na recepção, contudo, a estrutura completa funciona em conjunto com a Pousada Do Mondego, situada em frente, onde é servido o café da manhã. Localizada na rua Amalia Benhaus, 42.
Em feriados não deixe para reservar hospedagem de última hora, principalmente no carnaval e 12 de outubro.
Restaurantes: O o, na rua São José é uma pizzaria bem boa com música ao-vivo e clima agradável. De noite fica lotada, só consegui mesa no almoço porque sempre chegava tarde demais. O Sotão tem panquecas e sucos maravilhosos com preço justo. Música ao vivo, obras de arte e artesanato tomam conta do lugar que fica na rua Direita. Relicário 1800 é um porão com paredes de pedra com variados pratos mineiros na Praça Tiradentes.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Fotos de Tucano voando e encantando 13153
2 Mins Read
Next Post
Um dos lugares mais diferentes do mundo 2p631r
2 Mins Read
Related Posts 3g6o
Motivos para visitar Rio Grande 2h5i3x
Loma Grande e as experiências no Mama Cuchara 4j622b
Sou de Ouro Preto e adorei a reportagem sobre a cidade. É muito bom saber que a cidade é reconhecida por sua beleza e história.
Na ultima foto você colocou que a igreja em questão é a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, só que a Matriz falada é a da imagem desse endereço: http://dezmiligrejas.blogspot.com/2007/06/nmero-32-ouro-preto-minas-gerais.html
3 Comments 61471b
Detalhe que é o MAIOR CONJUNTO BARROCO DO MUNUDO…!
Sou de Ouro Preto e adorei a reportagem sobre a cidade. É muito bom saber que a cidade é reconhecida por sua beleza e história.
Na ultima foto você colocou que a igreja em questão é a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, só que a Matriz falada é a da imagem desse endereço:
http://dezmiligrejas.blogspot.com/2007/06/nmero-32-ouro-preto-minas-gerais.html
a Matriz da foto se refere a Igreja de São José.
Abraços.
Oi Flávia, obrigada pela dica. Fui procurando no mapa e me perdi no meio de tanta Igreja.