Com altura de 300 / 400 metros as dunas da Namibia são consideradas as maiores por estarem no nível do mar e o volume ser somente areia, em outros lugares aparentemente maiores como no Peru, há rochas por baixo. Elas se concentram no extenso Namib–Naukluft, o deserto mais antigo do planeta apresenta dunas de 5 a 20 milhões de anos em alguns dos principais destinos turísticos do país como Sossusvlei, Costa do Esqueleto e Sandwich Harbour.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM Quer saber quanto custa o seguro viagem?Faça orçamento aqui
Entre um ponto e outro há muito para ver e fazer em quase mil quilômetros de costa, mas exige planejamento e espírito de aventura. Sossusvlei, ao sul, é o mais desejado e de difícil o, principalmente na estação das chuvas. Já Costa do Esqueleto e Sandwich Harbour tem a estrutura de Walvis Bay (a segunda maior cidade do país) no meio e podem ser visitados em eios de um dia a qualquer época do ano.
Dunas sem fim no deserto da Namíbia
Como aproveitar as dunas da Namíbia em Walvis Bay 4q4p1w
Os esportistas podem praticar sandboard ou andar em quadriciclo e bicicleta em vários lugares, ou arriscar a Duna 7, a mais alta próxima à zona urbana. Para sentir frio na barriga sem grandes esforços e belas paisagens, o eio off road até Sandwich Harbour com a Red Dune Safari é com emoção.
Para os fans de biologia e curiosidades do deserto, o tour da Desert Tracks para encontrar a vida selvagem, que normalmente aria desapercebida, é repleto de sensações e destaque deste texto.
O tour Segredos das Dunas da Namíbia 4j325e
Existe vida diversificada no deserto! Embora pouco aparente, porque seus habitantes têm hábitos noturnos e sabem se camuflar muito bem, fauna e flora são bastante interessantes. Porém, só é possível onde existe água. Neste quesito, Namíbia possuí o único deserto com significativa umidade relativa do ar e abundância de chuva em algumas épocas do ano. O dia do eio foi nublado com pingos, ruim para fotografar, mas bom para não sofrer com o calor.
Leito de rio seco entre as dunas da Namíbia
Vi sementes secas no chão ganharem vida ao receberem água como se estivessem esperando isso para germinar. Em outro ponto, caminhei sob o leito de um rio seco que parecia uma rocha. Mas se dissolvia facilmente em areia com uma pisada mais forte e, por vezes, escondia um escorpião. Répteis e insetos são os animais mais comuns, pelo menos aos olhos treinados da nossa guia. A pé ou enquanto dirigia, ela seguia rastros, pegadas e rapidamente enfiava os dedos na duna saindo com algum ser vivo na mão. Eram bichinhos como lagartos velocistas (corre 45 km/h) ou tão transparentes que dava para saber a sua última refeição.
Com conhecimentos profundos, ela falou de história, química e meio ambiente, além de explicar tudo o que encontrava pelo caminho. O mais assustador foi desenterrar uma víbora só para nos mostrar como o animal desaparece em segundos por ter a mesma cor da areia. E ela ainda ficou decepcionada por só encontrar um filhote, a intenção era nos assustar ainda mais.
Víbora do deserto
Por fim, quem teve pique, subiu as dunas mais altas pelo lado inclinado e desceu deslizando pela chamada face (como uma parede). Do alto, dava para ver o Oceano Atlântico ao longe depois de um mar de areia.
Como contratar o tour guiado sobre vida selvagem: pode ser reservado com antecedência no Get Your Guide (saiba como comprar online). O eio pelo deserto de Namib dura cerca de 5 horas, inclui água e busca no hotel.
Como se vestir: leve chapéu, protetor solar, corta-vento e roupa de frio, o vento é cortante e o sol pode ser escaldante.
Melhor época Se for no verão, entre Walvis Bay e Swakopmund será a melhor escolha para aproveitar o deserto, as atividades aquáticas e da alta temporada de férias na Namíbia. Outono e primavera são estações de chuva regional, quando peguei dias frios e nublados somente neste trecho de litoral, o resto do país é período de seca. Já o inverno é o mais ventoso.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Floresta ancestral entre a Suécia e a Noruega reserva surpresas 11f3g
9 Mins Read
Next Post
Usei o Airbnb e gostei 43fr
7 Mins Read
Related Posts 3g6o
Você tem olhado para o céu? 4v1yo
Loma Grande e as experiências no Mama Cuchara 4j622b