Cerca de 85% dos 295 mil quilômetros quadrados do Arizona é composto por florestas nacionais, parques, áreas de preservação da vida selvagem e reservas indígenas. Ou seja, é o paraíso para quem gosta de se meter no mato, fotografar a natureza ou praticar esportes ao ar livre. O cenário varia dos pinos ponderosa, nas paisagens mais altas, aos gigantes saguaros no Deserto de Sonora ou das belas rochas vermelhas de Oak Creek ao maior canyon do mundo.
Algumas atividades são sazonais, devido às quatro estações bem definidas, com períodos de neve ou ondas de calor. Mas sempre haverá algo no momento da sua visita. Fui na primavera e o clima não poderia ser mais agradável mesmo incluindo chuva e ar extremamente seco. Apenas ruim para os alérgicos ao pólen, o que não era o meu caso e foi fácil praticar esportes no Arizona.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
eio de barco no Lake Pleasant pode ser para relaxar ou praticar esportes no Arizona
7 parques para praticar esportes no Arizona 3p5153
Durante uma semana visitei diversas áreas naturais e em sete tive a oportunidade de praticar esportes divertidos, educativos e de dificuldade fácil a moderada. Abaixo deixo fotos e impressões do que vivi por lá, mas é apenas uma amostra entre muitas alternativas encontradas no Estado.
Seguindo pela rodovia 89, pedras amontoadas chamam a atenção nas margens de um lago, Watson Lake era o destino do nosso próximo eio ao norte de Prescott. Em caiaques individuais ou duplos entramos na água gelada rumo à mata fechada e foi fácil remar a favor do vento. Mas na hora de voltar para as pedras… haja braço e força de vontade, ainda bem que a minha dupla não se intimou e vencemos o desafio.
Caiaque em dupla no lago Watson
As pedras incomuns na paisagem são de granito desgastado. São únicas, se chamam Granite Dells e tem 1.4 bilhões de anos.
Aluguei o caiaque na Manzanita Outfitters e segui pelo lago por mais de uma hora.
Arvorismo e mountain bike no Fort Tuthill County Park 1f4757
Um parque urbano em Flagstaff proporciona muita adrenalina em desafios no solo ou na copa das árvores de quase 20 metros de altura. A Flagstaff Extreme Adventure montou uma série de vários níveis para a prática de arvorismo. A mais simples é pra crianças a 5 metros do chão. Tem tirolesas, pontes suspensas, pêndulos, escorregadores, escadas e malhas. E foi nesta onde começamos porque nosso grupo era de idades variadas, amos para a próxima fase, mas não chegamos muito longe porque o tempo era curto. Mesmo assim, foi divertido caminhar nas alturas.
Trecho final do arvorismo
Adrenalina no topo árvores de 5 a 20 metros de altura
A pista de mountain bike é a nova atração no parque com três níveis de dificuldade. Esta apenas observei porque fui totalmente intimidade pelo time de profissionais que treinava no local. Deram um show voando entre os pinheiros e voltando pra pista sem perder o equilíbrio.
Ciclista solta totalmente a bicicleta no meio do salto
Um jeito agradável de explorar os mais de cinco milhões de anos de história geológica encravada nas fendas do maior cânion do mundo. Pelo menos uma parte do South Rim como já contei no texto “Bike no Grand Canyon“. Fiz o tour guiado da Bright Angel Bicycles chamado The Yaki Road Tour. Foram duas horas e meia percorrendo 11 km com poucos aclives e declives chegando até 43 metros de elevação pela margem sul do Grand Canyon.
Trilha com aula de biologia na Prescott National Forest k3wf
Cactos em flores
Nas terras mais altas do Arizona, próximo a Prescott, a temperatura baixa e a paisagem muda. Os pinos ponderosa tomam conta, mas os cactos persistem e florescem no meio da floresta. É a zona de transição entre o Deserto de Sonora e o Platô do Colorado. Uma trilha guiada por olhos treinados e experientes foi uma aula sobre pedras, plantas e troncos nativos. Os guias eram voluntários idosos empolgadíssimos e no maior pique para a caminhada. Não havia roteiro, eles paravam quando viam algo interessante (como uma pedra rara expelida por um vulcão a quilômetros de distância caída) ou respondiam com a maior didática todas as nossas perguntas.
Cactos e pedra de origem vulcânica na floresta
São 5 quilômetros de trilhas para todas as idades e oferecem atividades educativas para grupos de crianças. Mais informações no Highlands Center for Natural History.
Trilha de interpretação no Red Rock State Park 3d121g
Vinte minutos de carro a oeste de Sedona, as rochas vermelhas de Oak Creek ganharam uma área preservada e centro de educação ambiental. Mais uma vez guiados por voluntários idosos no maior pique, nos aprofundamos mais na história natural do Arizona pela Smoke Trail. Apenas um dos caminhos dos 8 km de trilhas em mata fechada ou campos abertos com as enormes rochas como referência.
Rochas Vermelhas em dia nublado
Tours e ingressos 42421
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Observação de pássaros, caminhadas em noites de lua cheia e estudos geológicos estão entre as opções de trilhas educativas do parque. Diariamente são oferecidas caminhadas guiadas às 10h ou 14h. Também pode fazer sozinho pegando um mapa no Centro de Visitantes e ir seguindo a sinalização.
Trilha na lava do Sunset Crater Volcano National Monument o2v5f
Há menos de 1000 anos um vulcão entrou em erupção e transformou profundamente a paisagem na região entre Flagstaff e Page. As lavas deixaram um rastro visível até hoje nas terras cinza escuras onde, aos poucos, a vegetação volta a crescer. A caminhada de 1,6 quilômetros é na beira da estrada e o ponto inicial ou final é a base do vulcão extinto. ei ali no meio da tarde, porém, como diz o nome, o melhor horário é ao pôr do sol quando ele fica cor de laranja, o que vi apenas em fotos.
Esportes aquáticos no Lake Pleasant Regional Park 5g4f1d
Um lago artificial de 10 mil acres virou o principal ponto de recreação da cidade de Peoria e deu nome ao parque em pleno Deserto de Sonora. A barragem se transformou em um oásis para quem acampa nos arredores. Já quem observa a paisagem de dentro de um barco, os cactos e a terra seca mais parecem uma ilusão de ótica em meio à tanta água.
Vista do Deserto de Sonora no Lake Pleasant
Enquanto eu apenas relaxava dentro de um barco, alguns poucos jet skis e praticantes de wakeboard avam em alta velocidade em uma manhã de segunda-feira. Se fosse um dia antes estaria tomado de gente curtindo o dia ou praticando esportes, disse o guia quando explicava a história e curiosidades sobre o parque. Com duas marinas, restaurantes e muito espaço, as possibilidades de lazer variam do mergulho com cilindro à pesca; do caiaque à aula de natação; do stand up paddle às trilhas pelas margens, entre outras.
Primavera e verão são as melhores épocas, principalmente para pescar e mergulhar.
Fiz o eio de barco com a Scorpion Bay e na mesma marina haviam outros serviços de aluguel de equipamentos ou eios.
O serviço de parques nacionais do Estados Unidos (National Park Service) completa 100 anos em 2016 e organiza uma série de atividades no projeto Find your Park.
Veja informações sobre todos os parques nacionais do Arizona no site.
Esta viagem foi uma press trip à convite do Escritório de turismo do Arizona.
Fotos de Roberta Martins e Bernie.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Foto da Semana #192 Preservação da Vida Selvagem 35q4m
2 Mins Read
Next Post
Dicas aos viajantes Quênia 2g694q
11 Mins Read
Related Posts 3g6o
Eventos em maio. Saiba Como? Onde? Quando? 5h1a43
Competições e turismo de aventura em Foz do Iguaçu 203h61
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18