Localizada há 55 minutos de avião da Cidade do México, Aguascalientes, capital do menor estado do país, revela muito mais do que o nome sugere. A origem remonta há quase 500 anos, com a descoberta das termais e reservas de ouro e prata. Se hoje as termais deixaram de figurar como ponto turístico, a cidade tem em sua arquitetura, no povo acolhedor de fala cantada e nos pratos típicos alguns dos principais atrativos aos viajantes. Outra atração é a Feria de San Marcos, considerada a maior feira agroindustrial e de folclore do México.
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Das igrejas belíssimas às ruas e prédios restaurados, Aguascalientes representa uma volta no tempo. Com uma arquitetura de influências barroca, neoclássica e art nouveau, o centro histórico conserva as mesmas edificações baixas dos séculos ados. Aliás, a maioria dos prédios na cidade de cerca de um milhão de habitantes possuem até três pavimentos.
Roteiros para conhecer a cultura e a história de Aguascalientes por conta própria ou contrate um tour guiado para explicações completas e tirar dúvidas.
Comece pela Praça Da Pátria. É junto deste local que se localizam a catedral Basílica, o palácio do governo e o monumento à independência do país.
Catedral Basílica
A Catedral, que teve sua obra iniciada em 1704 e inauguração em 1894, submeteu-se ainda a outras melhorias até os anos de 1950, como a construção das torres. De estilo barroco e neoclássico, é nesta igreja que se encontra a imagem da Virgem da Assunção, patrona da cidade.
Prédio civil mais antigo de Aguascalientes, construído no século XVII, o Palácio Do Governo, é aberto ao público, que pode circular pelos pátios internos compostos de 111 arcos e de inúmeros balcões e escadarias. Além disso, é possível conferir um pouco da história do país e do estado por meio dos murais distribuídos pelo espaço e pintados pelo chileno Oswaldo Barra Cunningham.
Interior do Palácio do Governo
Inicialmente concebida para ostentar a estátua do rei espanhol Carlos IV, foi a imagem de seu filho Fernando VII que figurou na coluna comemorativa até o período da independência. Posteriormente, em 1896, ou a integrar ao monumento a figura da águia devorando a serpente, símbolo da bandeira mexicana. Ao longo do século ado, foram somados novos elementos arquitetônicos, conferindo, assim, maior importância à coluna e a praça.
Roteiro 2 3n5l71
Rua Venustiano Carranza
Uma das principais ruas do centro histórico e recentemente restaurada, a Venustiano Carranza sintetiza todo o espírito do começo do século, com casario de pitadas barrocas e neoclássicas, muitos jardins internos, fontes e luminárias rebuscadas. É no final desta rua que também se localiza outro importante roteiro da cidade: o jardim e o templo de San Marcos, origem do bairro de mesmo nome.
Porta do jardim de San Marcos
Roteiro 3 2q7151
As origens do jardim e do Templo De San Marcos confundem-se com a própria história de Aguascalientes. Isto porque também foi a partir desse espaço que a famosa Feira de San Marcos surgiu há mais de um século e que ocorre anualmente, entre os meses de março e abril. Explore os caminhos do jardim e se encante com as diversas esculturas que homenageiam alguns dos personagens que fizeram parte deste lugar.
Jardim de San Marcos
Templo de Santo Antônio
Outros lugares que vale a pena visitar no centro histórico: 1y723m
Rua Zaragoza, com o Templo de Santo Antônio, também restaurada recentemente.
Casa De La Cultura, mais importante centro cultural com uma programação que inclui cursos, exposições e shows. Fica no centro na rua Juan Domínguez 214.
Como chegar: Vim com o Aeroméxico num avião da Embraer de pequeno porte, direto da Cidade do México.
Há também diversas rodovias que levam à Aguascalientes. A rota 45 liga à capital do país, que fica a 504 km.
Onde ficar: Aguascalientes conta com hotéis para diversos tipos de bolso. Novo, o Marriot (Blvd. Aguascalientes-Zac, sem número Trojes de Alonso), está bem localizado, junto a um shopping center e restaurantes. Há outras sugestões mais em conta, como o Ibis Aguascalientes Norte, praticamente em frente ao Marriot.
Aguascalientes é considerado um dos últimos redutos seguros no México. Mesmo assim, sempre que for ear no centro, cuide de sua bolsa. A segurança no México é item importantíssimo. Não estranhe se tiver que abrir a mala na ida ou na volta de sua viagem, no aeroporto.
O peso mexicano é a moeda oficial do país, sendo que com um real é possível comprar cerca de quatro pesos mexicanos. Faça o câmbio no Brasil, pois é difícil encontrar a moeda brasileira na cidade. Em relação ao dólar a proporção é um por quinze pesos. Em média, uma refeição para uma pessoa custa cerca de 50 pesos.
Compras: Aguascalientes conta com complexo de shoppings centers, mas as melhores compras estão no centro histórico, principalmente de artesanatos, souvenires e peças feitas à mão. Circule entre as ruas do centro e aproveite os preços em conta.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Quando a data estiver definida, pesquise as agens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem. 2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e eios conforme o tempo disponível.
Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Jornalista, doutora em Ciências Sociais pela PUC-RS. Não se considera uma mochileira, mas nem tão pouco uma "piriguete dos embarques"... podemos dizer que planejamento e pechincha em viagens é com ela mesmo. Seis meses antes já tem tudo programado: da agem reservada ao mergulho cultural para não fazer feio nas interações. Claro que isso não evitou uma série de "pagações de mico" e outras histórias hilárias, o que deu um tempero extra às diversas aventuras. Para Carol, viajar é como uma terapia... é um encontro com o auto-conhecimento, de vislumbrar novas sensações, experiências e amizades para toda a vida.
Prev Post
Sábado de Natal na 25 de Março 2u245l
3 Mins Read
Next Post
Bem no meio da Austrália 306b4a
5 Mins Read
Related Posts 3g6o
Loma Grande e as experiências no Mama Cuchara 4j622b
O que fazer em Lucerna em dia de chuva 6z4g6x
Cuenca, Equador. Vontade de ficar mais tempo… 221z5l
2 Comments hqc
adorei a postagem
Lindas as fotos!
Parabéns Carol, adorei tua matéria! Fiquei com vontade de ir ao México. BJO