Voltei a Chapada das Mesas em junho e uma das novidades é a atividade três em um oferecida pelo receptivo Cia do Cerrado. O roteiro 3 Encantos une a bela trilha Mirante da Chapada, um piquenique no Refúgio do Raiz e eio de barco no Rio Tocantins até o sol se pôr atrás das chapadas.
Começa de manhã cedo logo após do café da manhã que deve ser reforçado. A trilha não é difícil, mas faz calor, tem pouca sombra e a hora do almoço vai depender do ritmo do grupo. Embora tenha um lanche de trilha para repor as energias. Conto agora como foi cada um dos 3 Encantos.
3 Encantos parte 1: Trilha Mirante da Chapada 322h64
São 10 quilômetros de caminhada pelo Bioma Cerrado com várias oportunidades de vistas panorâmicas para a Chapada das Mesas. Na verdade, o melhor lugar para entender o nome dado à região. São várias formações rochosas em formato de mesa, todas cobertas de vegetação verde nessa época do ano.
O início é subida pela areia fofa em caminho demarcado até o ponto onde observamos os Pilares da Chapada por diferentes ângulos. Trecho chamado Trilha dos Pilares. Depois seguimos pela Trilha Segredo das Pedras até a beira do primeiro penhasco. A partir deste ponto, paramos em vários mirantes e buscamos araras. Elas fazem ninho nos paredões e costumam dar revoadas bem perto. Infelizmente, não consegui registar nenhuma, porém, vi algumas.
Trilha na parte mais alta
Plantando uma árvore no cerrado
Durante todo o trajeto, os guias Beto e Wellington vão dando explicações sobre a fauna e flora do Cerrado Brasileiro nos fazendo tocar e sentir os cheiros das plantas. Inclusive tem o momento salvar o planeta, onde a cada duas pessoas plantamos uma árvore em uma zona degradada.
Voltamos pelo mesmo caminho e entramos na van rumo ao próximo atrativo.
Tesão na Pedra da Tartaruga
3 Encantos parte 2: piquenique no Refúgio do Raiz 3t3wk
Ao chegar ao Refúgio Raiz, trocamos por veículos 4×4 e fomos até as margens do Rio Raiz. Neste ponto escondido, o rio é um córrego de águas rasas e refrescantes para renovar as energias e escapar do sol do meio dia. Enquanto curtíamos o banho, o ambiente à sombra e o nosso lanche eram preparados para o nosso descanso. Sanduíches, sucos naturais e frutas para comer à vontade sentados na areia com pés na água ou nas cadeiras trazidas para o nosso grupo.
Piquenique no Refúgio Raiz (crédito Ângela Barros)
3 Encantos parte 3: eio de barco no Rio Tocantins 3t4x3w
Um eio de voadeira pelo Rio Tocantins para ver as formações rochosas da Chapada das Mesas por outro ângulo e como silhuetas. O rio demarca a divisa do sul do Maranhão com o Tocantins. Ficamos navegando hora em um Estado, hora em outro até alcançar a Pedra Encantada. Ali perto fica o Jalapão, no entanto, as estradas são tão terríveis, que o melhor caminho é ir até Palmas e então seguir para o Parque Nacional.
Vista para a Chapada no Rio Tocantins
O guia contou que a região foi alagada após a construção de uma barragem próxima e isto acabou com as várias praias existentes por ali. Restaram ilhas alagadas, copas das árvores e pontas de pedras como a Pedra Encantada. Onde paramos para um mergulho e saltos para quem não tem medo de altura, nem de aranha. Eu tenho e, geralmente, enfrento um ou outro, os dois juntos não consegui. Já os guias deram um show de coragem.
As aranhas estão ali quietinhas na rocha e até cedem espaço para quem escala. No meu caso, desastrada e de biquíni, já me imaginei pisando em uma e sendo atacada pelas outras. Me contentei com o mergulho e foi delicioso. Água densa e correnteza forte, mas tranquilo se ficar próximo ao barco.
Pôr do sol atrás das chapadas
As cores do dia foram mudando e fomos chamados a subir na voadeira para ver o pôr do sol no caminho e volta. Saindo na hora certa, pegamos ele se pondo atrás das chapadas. Para completar o cenário lindo e diversificado do eio 3 Encantos, um céu estrelado e temperatura agradável no trajeto até o porto de Carolina.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, e o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram
Prev Post
Das pirâmides do Egito ao Mar Vermelho: roteiro de 6 dias 162p1n
11 Mins Read
Next Post
Onde ficar nos Estados Unidos 3c2c4z
9 Mins Read
Related Posts 3g6o
Paros: um tesouro ainda discreto do Mar Egeu 5y5o18